sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Padre José Cassimiro Sobrinho celebra Jubileu Sacerdotal de Ouro

26 de julho de 2021 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana, através do Seminário e da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Viçosa (MG), alegra-se com a celebração dos 50 anos de sacerdócio do padre José Cassimiro Sobrinho

Padre José Cassimiro Sobrinho nasceu em São José do Barroso, distrito de Rio Branco (hoje município de Paula Cândido), em 19 de março de 1945. Recebeu a Ordenação Sacerdotal em sua terra natal, em 18 de setembro de 1971, pelo então Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Exerceu em nossa Arquidiocese os seguintes ofícios: 

  • Pároco de Senador Firmino (MG); 
  • Reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG); 
  • Professor e Diretor Espiritual do Seminário Maior São José, de Mariana (Filosofia e Teologia); 
  • Defensor do vínculo no Tribunal Regional de Belo Horizonte e no Tribunal Arquidiocesano de Mariana;
  • Professor no Seminário Diocesano de Patos de Minas;
  • Chanceler do Arcebispado de Mariana; 
  • Pró-Vigário Geral e Vigário Paroquial da Catedral Basílica de Mariana. 

Fez Mestrado e Doutorado em Direito Canônico, no Rio de Janeiro e em Roma, respectivamente. Desde 2008, é Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa (MG), onde foi também, durante três anos, Capelão do Mosteiro Mãe de Deus (Beneditinas). Continua lecionando Direito Canônico no Seminário São José, de Mariana, desde 1997.

Dentre as muitas homenagens e condecorações com as quais foi agraciado, destacamos o Título de Cidadão Honorário, outorgado pela Câmara Municipal de Senador Firmino. Ocasião em que o Sacerdote firminense, Padre Miguel Ângelo Fiorillo, assim descreveu o perfil do Padre José Cassimiro: “É um Sacerdote dedicado, amigo, conselheiro e guia espiritual, dos mais sábios. Regeu a paróquia com grandeza, austeridade e zelo sacerdotal. Sua vida exemplar ensinou muito mais que sua palavra, verdadeira e bela; e com sua egrégia simpatia, conquistou a confiança e amizade do povo firminense. Em ambos os períodos em que esteve aqui, deixou-nos magníficos exemplos de amor à Igreja, amor ao próximo e prática das virtudes”.

Em Viçosa, onde reside, exerce com fidelidade e dedicação seu Ministério; merece destaque seu zelo e carinho nas celebrações do Batismo. Preside Missas, diariamente, na Paróquia Santa Rita de Cássia, sendo grande parte no Santuário, oferecendo aos fiéis a riqueza de sua pregação e o testemunho de sua solicitude pela causa de Cristo e de Seu Evangelho.

Meio século de intensos serviços prestados com ímpar dedicação. Do alto de seus 76 anos, o Revmo. Sr. Padre José Cassimiro Sobrinho prossegue fazendo o bem, através de sua vasta cultura, austera dedicação e invejável assiduidade nas tarefas que lhe são confiadas. Trata-se de um perfil que o configura entre os mais ilustres paulacandenses, verdadeira honra do Clero marianense.

Texto: Padre Paulo Dionê Quintão, Pároco de Santa Rita de Cássia – Viçosa (MG)

Agenda