quarta-feira

, 19 de junho de 2024

Padre José Geraldo Magela Vidal é o novo Pároco do município de Lamim

11 de agosto de 2023 Arquidiocese

Após 12 anos em missão na Diocese de Xingu-Altamira (PA) e de volta à Arquidiocese de Mariana desde junho de 2023, o Padre José Geraldo Magela Vidal tomou posse, na noite da última terça-feira, 08 de agosto, como Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Lamim (MG). A cerimônia foi presidida pelo Vigário Episcopal da Região Centro, Padre Vanderli Reis Augusto.

Com a presença expressiva de fiéis leigos, incluindo caravanas das cidades de Rio Espera (MG) e Divinésia (MG), e irmãos do presbitério, Padre José Geraldo emitiu a profissão da fé, bem como o juramento de fidelidade e obediência, comprometendo-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica.

Acolhendo o novo pároco, o presidente da celebração destacou em sua homilia que o sacerdote não mudou de missão, mas, agora, a continua na Arquidiocese de Mariana. “Por isso, o acolhemos nesta noite com alegria, agradecendo a Deus tudo o que Ele vem fazendo no ministério sacerdotal [do Padre José Geraldo] e, agora, nesta comunidade de fé de Lamim”, disse Padre Vanderli.

À oportunidade, o Vigário Episcopal da Região Centro também ponderou que um padre, quando chega numa nova comunidade paroquial, ele não vem para substituir o outro, mas para dar continuidade à missa evangelizadora da Igreja. Padre Vanderli ainda lembrou Dom Geraldo Lyrio Rocha, ao citar a frase comumente dita pelo Arcebispo quando ele se tornou emérito: “a função eu não exerço mais, mas a missão continua”.

“É assim que realizamos a nossa missão, onde é que nós estejamos. Seja bem-vindo, Padre José Geraldo”, disse o presidente da missa.

Anteriormente, o Padre José Geraldo ficou por 12 anos em missão no estado do Pará.

Ao final da celebração, representantes da Paróquia Divino Espírito Santo acolheram o novo pároco, prestando-o homenagens. “Desejamos que sempre viva com entusiasmos os ensinamentos de Cristo, propagando o amor fraterno e promovendo a partilha na comunidade. Os desafios são muitos, mas tenha certeza de que o senhor nunca estará só”, afirmou a leiga Maria Teresinha Reis, representando toda paróquia.

Em seus agradecimentos, o novo Pároco ponderou que chegou à Lamim com coragem para servir junto à comunidade, ciente dos desafios ali existentes, mas confiante de que não está sozinho.

Além disso, recordando o Papa Francisco, o sacerdote frisou que a essência da Igreja é ser missionária e evangelizadora. “Que essa Igreja seja geradora de vida nesse mundo que estamos vivendo de tanta dor, tanta violência, tanta morte. Somos chamados, como padres, como bispos, como batizados, a sermos sinais de Jesus Cristo, a sermos geradores de esperança para tantas pessoas excluídas, marginalizadas, empobrecidas; a tantas pessoas que hoje vivem nesse mundo de dor e sofrimento. Então, é isto que eu queria dizer a vocês: estamos juntos”, salientou.

Por fim, Padre José Geraldo concluiu sua manifestação fazendo um pedido: “costumo dizer que na comunidade a gente está caminhando juntos. Ninguém deve ir à frente. Ninguém dever ir atrás. Ninguém deve ir por cima. Todos caminhando juntos. Eu quero, então, contar com vocês e dizer que juntos, com certeza, seremos uma comunidade forte, uma comunidade viva”.

Fotos: Paróquia Divino Espírito Santo, em Lamim (MG)