sábado

, 25 de maio de 2024

Padre José Geraldo participa formação para Coordenadores Diocesanos de Pastoral em Belo Horizonte

14 de maio de 2024 Arquidiocese

O Secretário no Regional Leste 2 e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, esteve presente no Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastoral de Minas Gerais. Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento aconteceu dos dias 6 a 9 de maio, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG).

O encontro iniciou-se no dia 6 com a Santa Missa de acolhida e a apresentação dos participantes e da programação do encontro. Durante todo o dia 7, cada coordenador presente partilhou sobre as seguintes questões: como é organização de cada (arqui)diocese e quais questões pessoais são relevantes na caminhada de coordenação em sua Igreja Particular. Durante a noite, os participantes vivenciaram um momento de confraternização.

Durante o dia 8, foram trabalhados os seguintes temas:

a) atribuições do coordenador diocesano de pastoral;
b) Organização da CNBB e do Regional – Econômico-Contábil-Pastoral (Três pilares para que a evangelização aconteça);
c) Jubileu da Peregrinos da Esperança.

Na oportunidade, pela manhã, o integrante da Equipe Nacional para Animação do Sínodo, Padre Júlio César, refletiu com os presentes sobre o Sínodo sobre a sinodalidade.

Finalizando o encontro, o Secretário Executivo do Regional, Padre Rodrigo Souza da Silva, apresentou a estrutura e organização da CNBB no Leste 2. Foram divididas atividades para todas as províncias para que colaborem na elaboração de um subsídio sobre o tema da “Esperança” para serem utilizadas em todas as (arqui)dioceses.

Avaliando o encontro, Padre José Geraldo expressou a importância da reunião para a caminhada da nossa Igreja no Regional.

“É um momento muito importante para todos nós, para a caminhada da nossa Igreja no Regional, porque é uma troca de experiências entre os Coordenadores Diocesanos e Arquidiocesanos, trazendo as preocupações e desafios das nossas dioceses para juntos buscarmos um caminho para evangelizar cada vez mais o nosso povo”, explicou.

O encontro foi um momento de formação e partilhas sobre a caminhada das (arqui)dioceses do Leste 2. Essas reflexões fortaleceram os vínculos e caminhada dos participantes, alargando seus horizontes para atuação pastoral.

Texto e fotos: Regional Leste 2 da CNBB