sábado

, 02 de março de 2024

Padre José Henrique é acolhido como Vigário Paroquial da Paróquia São José, no Alto Rio Doce

10 de maio de 2023 Arquidiocese

Cantando a oração do sinal da Cruz, as vozes e as palmas dos fiéis ecoaram pela Igreja Matriz de São José, no Alto Rio Doce (MG), no último dia 04 de maio, durante a celebração de acolhimento do Padre José Henrique Coelho como novo Vigário Paroquial da Paróquia São José. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente.

No início da cerimônia foi realizada a leitura do decreto de nomeação, na qual foi enfatizada as responsabilidades do Padre José Henrique ao assumir a missão como Vigário Paroquial da Paróquia São José, como assistir aos matrimônios celebrados no território da paróquia; celebrar a Eucaristia duas vezes ao dia e até três vezes ao dia aos domingos e festas de preceitos se as necessidades pastorais exigirem.

Assumindo as responsabilidades, o Padre José Henrique proclamou, pela primeira vez na Paróquia São José, o Evangelho de Jesus Cristo, segundo João (Jo 13, 16-20). Em seguida, o Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, em sua homilia, enfatizou que “a resposta de uma vocação é o amor, é a capacidade de amar”.

“Se tivermos a capacidade de amar independente da vocação que Deus chama iremos perseverar. Portanto, os padres vão perseverar na vida sacerdotal com todas as suas exigências, mas também aqueles que se dedicam as várias vocações, os solteiros, os casados e os viúvos. Em cada vocação é possível perseverar.

A experiência do amor de Deus deve nos levar a uma resposta de amor e essa resposta de amor pode ser resumida e sintetizada na nossa capacidade de cuidar. Só serão felizes quem aprender a amar, quem crescer na capacidade de amar, de servir, de cuidar, de tratar bem o seu semelhante”, ressaltou.

Ao final da celebração, Padre José Henrique foi homenageado pelos paroquianos da Paróquia São José com a leitura de uma linda carta de boas-vindas.

“É com grande alegria que nós, da Paróquia de São José, nos reunimos hoje para louvar a Deus e acolhê-lo como Vigário Paroquial. Nosso coração ficou cheio de alegria por Deus enviar mais um servo Seu, para auxiliar nos trabalhos de nossa paróquia. A sua Nobre missão de evangelizar a todas as criaturas o trouxe até a nossa paróquia e, portanto, nos enche de alegria.

Sabemos que não é por acaso que hoje o senhor está aqui entre nós, pois na missão não existe acaso e sim providência, sendo assim sabemos que o Espírito Santo lhe conduziu até aqui, para que com seu pastoreio a missão de evangelizar possa ter ainda mais êxito, juntando-se a toda boa semente que Padre Adelson e o Padre Fabiano vem com todo o amor semeando entre nós.

Louvamos a Deus pelo dom de sua vida pelo dom de seu sim e por estar entre nós, em nome de toda a comunidade Paroquial receba nossos mais sinceros votos de boas-vindas”, disse.

Emocionado, Padre José Henrique aproveitou a oportunidade e fez questão de agradecer a todos os paroquianos pelo acolhimento.

“É no berço familiar que surgem as vocações, a partir do coração de Deus, o dom da vocação sacerdotal e das outras vocações. Agradeço a minha família pela convivência, por eles ter ensinado a mim a fé em Jesus Cristo; agradeço ao Padre Adelson, ao Padre Fabiano, a presença também do Padre Rogério, pela acolhida nesta Paróquia de São José.

Quero deixar aqui registrado também o meu agradecimento ao Padre José Julião, Pároco da Paróquia Santana, em Carandaí (MG), pela oportunidade de naquela Paróquia ter vivido a experiência do meu sacerdócio e assim eu agradeço também a todos que da Paróquia Sant’Ana, aqui se fazem presença, muito obrigado pela disponibilidade de rezarmos juntos esta Eucaristia e que São José e Sant’Ana intercedam a Deus por todos e por cada um de nós, para que sejamos perseverantes no anúncio e no testemunho do Rei, cuidando das ovelhas que o Senhor a cada dia confia a nós, que Deus nos abençoe sempre e guarde, muito obrigado”, enfatizou.

Fotos: Ana Clara Barros

Agenda