segunda-feira

, 04 de março de 2024

Padre José Henrique toma posse como pároco da paróquia de Cajuri

15 de dezembro de 2023 Arquidiocese

O Padre José Henrique Coelho tomou posse na última segunda-feira, 11 de dezembro, como pároco da Paróquia Santo Antônio, em Cajuri (MG). A celebração eucarística, que marcou o início do seu pastoreio nessa comunidade de fé, foi presidida pelo Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres Coelho.

Lembrando sobre qual é a missão dos profetas, durante a homilia, Monsenhor Danival afirmou que o Padre José Henrique “vem, com toda generosidade, dizer sim também a Deus e à Igreja quando ele assumiu o compromisso de viver a sua missão sacerdotal aqui, nessa paróquia, como pároco”.

Na reflexão do Evangelho, o Vigário Geral para o Clero ainda ressaltou que durante o Advento, esse tempo de espera e expectativa pela vinda do Senhor, os paroquianos de Cajuri viviam a certeza da vinda do novo pároco. “Ele vem com essa missão profética: de trazer uma palavra de ânimo, de encorajamento. Vem para reavivar a esperança, sobretudo, trazer para os corações tristes e abatidos a fortaleza da fé, a alegria de saber que o nosso Deus vem para nos salvar, mesmo quando nós passamos por situações difíceis, de tribulação, de angústia, de sofrimento, o nosso Deus nunca nos abandona”, frisou Monsenhor Danival.

“A presença do padre, no meio do povo, é ser sinal da presença do próprio Cristo. O sacerdote vem para viver a sua missão em nome de Cristo, em nome da Igreja, para aqui oferecer a alegria de uma vida reconciliada com Deus e também uma vida reconciliada uns com os outros”, apontou ainda o presidente da celebração.

Após a homilia, procedeu-se os demais ritos da cerimônia de posse, quando Padre José Henrique foi interrogado publicamente sobre a sua disposição em colaborar com o Arcebispo Metropolitano de Mariana e cuidar com zelo da porção do povo de Deus que lhe foi confiada. Na oportunidade, ele realizou o juramento de fidelidade e obediência, bem como comprometeu-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica. Antes, no início da celebração, ele emitiu a profissão da fé.

Ao final da celebração, Padre José Henrique recebeu os cumprimentos da nova comunidade paroquial e do Vigário Episcopal da Região Leste, Padre Luiz da Paixão Rodrigues.

“Nós nos alegramos muito com a vinda do Padre José Henrique, que veio para enriquecer a caminhada pastoral da nossa região, uma região grande, que vai caminhando graças ao esforço, à dedicação e a comunhão dos sacerdotes. Padre José Henrique, bem-vindo à Região Leste”, disse Padre Luiz da Paixão.

Em sua manifestação, o novo pároco agradeceu a Deus pela sua vida e vocação: “que é colocar-se a caminho, colocar-se ao serviço do Reino”, definiu. “Por intercessão de Santo Antônio, quero colocar o meu ministério sacerdotal nessa paróquia diante desse grande santo, que pregou com a vida o próprio Cristo Ressuscitado”, expressou Padre José Henrique.

“Que todos nós, irmãos e irmãs, nessa paróquia, possamos unidos, em comunhão com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, sermos mensageiros, sermos anunciadores do Reino de Deus nessa paróquia e também por onde nós passarmos”, frisou o novo pároco.

Fotos: Divulgação

Agenda