segunda-feira

, 04 de março de 2024

Padre José Maria e Diácono Fabrício são acolhidos na paróquia de Urucânia

28 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Na noite desta quarta-feira, 27 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Urucânia (MG), reuniu-se em jubilosa celebração no Santuário Nossa Senhora das Graças para testemunhar a posse canônica do novo Pároco: Padre José Maria Dias. Na mesma celebração, também foi acolhido o novo colaborador, o Diácono Fabrício Lopes Fernandes, que exercerá o período do diaconato na paróquia.

Marcada por momentos de profunda espiritualidade, alegria e esperança para o futuro da paróquia, a missa teve início às 19h, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. À ocasião, o Pastor desta Igreja Particular ressaltou a alegria da paróquia ao receber um novo pároco, que também passa a ser reitor do Santuário Nossa Senhora das Graças.

A cerimônia também contou com a presença de padres concelebrantes, diáconos, seminaristas e de familiares do Padre José Maria e do Diácono Fabrício. O santuário estava repleto de membros das comunidades local e vizinhas, bem como fiéis da cidade de Silveirânia (MG), onde Padre José Maria exerceu seu ministério nos últimos quatro anos na Paróquia Santo Antônio.

No decorrer da celebração, o novo pároco emitiu a profissão de fé e fez o juramento de fidelidade e obediência, comprometendo-se a seguir a doutrina da Igreja Católica e cooperando com a evangelização na Arquidiocese de Mariana.

Durante a homilia, Dom Airton destacou que o Padre José Maria assume essa paróquia como pároco e pastor próprio para ajudar o povo de Deus desta comunidade de fé. “A paróquia é uma comunidade de fé a fazer o caminho para Deus e ele é aquele que vai dar o primeiro passo. Então, a paróquia toda e os fiéis todos são convidados a segui-lo, pois é o pastor colocado por Jesus Cristo para ajudar que esse caminho aconteça de modo bom e de modo produtivo. Com oração, empenho e participação de todos, este caminho vai ser feito com muita alegria e com muita harmonia”, disse.

“Com o Padre José Maria, vem também o Diácono Fabrício, que ainda não é padre e que daqui a pouco será, se Deus quiser, e essa paróquia que irá preparar a sua ordenação sacerdotal. A Arquidiocese de Mariana pede que ele fique exercendo o ministério diaconal para depois ser ordenado presbítero, então, a paróquia onde ele está é que se responsabiliza por acompanhá-lo na oração, na amizade e no testemunho para que ele seja no futuro um bom sacerdote”, completou o Arcebispo.

Chegando ao fim da celebração, foi lida a provisão do exercício do ministério diaconal do Diácono Fabrício Lopes e, em seguida, o novo pároco e o novo diácono receberam as boas-vindas em nome de toda a comunidade paroquial e também uma mensagem de gratidão ao Padre José Maria por sua missão pastoral da paróquia anterior.

Na oportunidade, Padre José Maria expressou sua gratidão pela calorosa recepção e enfatizou seu compromisso em servir a comunidade de Urucânia com dedicação e zelo pastoral, com a ajuda de Deus e do povo de Deus. Ele também agradeceu de forma especial à Paróquia Santo Antônio, de Silveirânia, pelo carinho e pelo bom êxito da missão exercida naquela comunidade.

Tendo terminada a Santa Missa, Padre José Maria e o Diácono Fabrício permaneceram no Santuário, quando receberem os cumprimentos dos paroquianos, amigos e familiares. Em seguida, os fiéis se reuniram em um salão de festas próximo ao Santuário para uma recepção festiva, proporcionando um momento de confraternização entre o povo de Deus. O clima de alegria e união refletiu a esperança renovada na continuidade da missão da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Texto: Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso

Fotos: FOTO LUZ

Agenda