terça-feira

, 23 de abril de 2024

Padre Júnior César de Sousa é acolhido como Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena

08 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Foto: Márcio Cléber

“Amigos para sempre é o que nós iremos ser. Na primavera ou em qualquer das estações”. Essa foi a música cantada pelo Coral Santo Agostinho, de Santana dos Montes (MG), e que marcou a cerimônia de acolhida do Padre Júnior César de Sousa como Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), na noite do dia 03 de fevereiro. 

Com o Santuário Nossa Senhora da Piedade lotado de fiéis, a celebração foi presidida pelo Vigário Geral para o Clero e Pároco local, Monsenhor Danival Milagres Coelho e concelebrada pelos presbíteros: Isauro Santana Biazutti, Tarcísio Fortunato Mateus, Gilsimar Tavares Vieira, Carlos Renato Valle Caetano e Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos  Santos. Além disso, contou com a participação do Diácono Antônio Rodrigues do Prado e do Diácono Evanildo Cândido Machado.

Durante a homilia, Monsenhor Danival abençoou a chegada do novo vigário paroquial. “Padre Júnior o senhor assume essa nova missão, nessa nova Paróquia, a de Nossa Senhora da Piedade, neste dia em que nós celebramos a memória de São Brás e também o dia de nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus, duas devoções muito caras para o nosso povo. A paróquia se estende às suas comunidades, que aos poucos, o senhor vai poder conhecer também esse povo de fé, piedoso e participativo. Que o amor ao Coração de Jesus possa marcar de fato o início da sua missão aqui. Que São Brás o abençoe,  Padre Júnior, abençoe a sua palavra, a sua garganta e a sua voz, para anunciar na nossa paróquia com muita alegria a palavra de Deus”, disse o pároco. 

Padre Júnior com o Coral Santo Agostinho, de Santana dos Montes (MG). Foto: Arquivo pessoal

Despedida, agradecimento e acolhimento dos fiéis

Na oportunidade, os paroquianos da Paróquia São José, de Joselândia (MG), se despediram do Padre Júnior, com palavras de carinho e gratidão e apresentação do Coral Santo Agostinho.  

“No final do ano passado fomos surpreendidos com a notícia de sua transferência, confesso que assustamos, foram muitos questionamentos, porém, buscamos na fé entendermos a vontade de Deus. O senhor espalhou por nossas terras muitas sementes boas e agora veio para Barbacena continuar a sua nobre missão de evangelizar. A vocês, da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Piedade, o nosso carinho por acolhê-lo tão bem. Saibam que estão recebendo um sacerdote iluminado, ungido, cuidem com carinho do nosso Padre Júnior, aproveitem cada ensinamento por ele transmitido. Na oportunidade, agradecemos a Dom Airton, por nos permitir, mesmo por um curto período, o convívio e o pastoreio do tão estimado Padre Júnior. Padre Júnior, somos gratos incondicionalmente pelo seu sim, pelo seu pastoreio, pelo seu zelo consagrado, por cuidar e restaurar o nosso patrimônio. Que São José seja seu exemplo de obediência, fidelidade e entrega ao Senhor”, disse Saozinha, Catequista da Paróquia São José. 

Diante de tantas emoções, a Coordenadora Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Marlene, enfatizou a alegria de receber o novo vigário na paróquia. 

“Em nome da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, como Coordenadora Paroquial, queremos deixar o nosso abraço e dar as boas vindas da nossa paróquia. Nós estamos muito agradecidos a Deus pela sua vinda a sua vinda para nossa paróquia. Como Monsenhor disse, trabalho vai ter muito, mas nós temos certeza do seu potencial para esse trabalho que será feito. Nós precisamos muito do senhor e o senhor pode contar conosco também. As nove comunidades que nós temos na paróquia, são todas comunidades que gostam também de trabalhar, são pessoas que gostam de estar junto com o sacerdote. O senhor pode contar com as nove comunidades, comigo, com o Monsenhor e com os nossos padres. O senhor vai ficar à vontade com a nossa paróquia, a nossa paróquia vai ser a sua casa a partir de agora”, apontou a Sra. Marlene. 

Foto: Márcio Cléber

Depoimento do Vigário da Paróquia  Nossa Senhora da Piedade, de Barbacena (MG)

“No domingo, 4 de dezembro, Dia de Santa Bárbara, recebi o telefone do Monsenhor Danival, Vigário Geral para o Clero, que diante das necessidades, pediu-me para colaborar na Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Confesso que fiquei muito apreensivo, uma vez que estava apenas há dois anos à frente das Paróquias de Sant’Ana e São José, ambas em Santana dos Montes, e as coisas estavam caminhando relativamente bem e com êxito. Mas em virtude da promessa de obediência, com liberdade, acabei aceitando, pois precisava exercer a humildade do desapego e os lemas de minha ordenação diaconal e sacerdotal, bem como, testemunhar os valores que sempre acreditei. Tenho consciência de que não sou dono do rebanho e da paróquia. Creio que a vontade de Deus é sempre melhor para todos. A aceitação na obediência e no amor me trouxeram paz, não obstante os sentimentos próprios de uma mudança. Somos humanos e limitados. Diante do novo, tenho tentado não criar expectativas, mas tenho me colocado muito aberto à vontade de Deus”, relatou o Padre Júnior César de Sousa. 

Agenda