segunda-feira

, 04 de março de 2024

Padre Júnior é empossado pároco da Paróquia Santo Antônio, em Silveirânia

15 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Na última terça-feira, 12 de dezembro, quando a Igreja celebrou a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Padre Júnior César de Sousa tomou posse como pároco da Paróquia Santo Antônio, em Silveirânia (MG). A celebração foi presidida pelo Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres Coelho, e contou com a presença de sacerdotes, religiosos, seminaristas, amigos, paroquianos e familiares para acolhê-lo nessa nova missão.

Durante a reflexão do Evangelho, Monsenhor Danival falou sobre a missão do pároco em acolher a todos, especialmente, nos momentos em que estão mais fragilizados, sendo para os fiéis à figura do Cristo, o Bom Pastor.

“As ovelhas vêm ao nosso encontro quando necessitam de uma graça especial, de um aconselhamento, de uma orientação espiritual, de uma confissão, de experimentar o perdão de Deus. As ovelhas vêm ao nosso encontro quando se encontram enfermas, quando as famílias nos convidam a ir às casas dos doentes, levar a sagrada unção para confortar, conceder ao doente a fortaleza do espírito. As ovelhas afastadas vêm até nós quando, às vezes, pedem uma missa de formatura, quando pedem uma missa de bodas, quando vem celebrar um casamento”, disse o celebrante.

Monsenhor Danival ainda frisou: “todas as ocasiões em que nós celebramos o sacramento, nós temos a oportunidade de ser esse Cristo Bom Pastor que acolhe, que evangeliza e que santifica”.

“Esta é a missão do padre: santificar, através de cada sacramento. Esse é o básico da nossa vida, da nossa missão. Vivendo assim, Padre Júnior, você será muito feliz aqui”, concluiu o Vigário Geral para o Clero.  Vale lembrar que antes de ser transferido para a paróquia de Silveirânia, em 3 de novembro, Padre Júnior colaborava como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, onde Monsenhor Danival é pároco.

Após a homilia, procedeu-se os demais ritos da cerimônia de posse, quando Padre Júnior foi interrogado publicamente sobre a sua disposição em colaborar com o Arcebispo Metropolitano de Mariana e cuidar com zelo da porção do povo de Deus que lhe foi confiada. Na oportunidade, ele realizou o juramento de fidelidade e obediência, bem como comprometeu-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica. Antes, no início da celebração, ele emitiu a profissão da fé.

No final da celebração, o novo pároco da cidade de Silveirânia recebeu os cumprimentos e expressou sua gratidão pela nova missão que lhe foi confiada: “com alegria, gratidão, obediência e liberdade, aceitei o convite de assumir esta nova missão, na certeza de que fui ordenado pela Igreja para servir onde fosse necessário”, disse Padre Júnior.

De acordo com ele, ao aceitar a nova missão, recordou o sim dito no dia de sua ordenação sacerdotal. “Aceitei, com a consciência das minhas limitações e qualidades, certo que fui constituído pastor no Único Pastor, Jesus Cristo, certo de que tenho muito a aprender no que tange ao exercício do ministério, mas que também tenho algo a oferecer, ainda que sejam míseros cinco pães e dois peixes”, completou.

“Peço que agora me ajudem a ser um pastor segundo o coração de Deus, um sacerdote santo e zeloso, que testemunhe a alegria de servir e de ser todo de Deus. Se quiserdes um pastor santo e devotado, rezai incessantemente por ele. É isso que peço, rezem por mim, especialmente para que Nosso Senhor me conceda os dons da sabedoria, do discernimento e da fortaleza”, dirigiu Padre Júnior aos novos paroquianos, solicitando-os a colaboração para dar continuidade a caminhada pastoral e evangelizadora da paróquia.

Com a colaboração de João Vitor Sansoni

Fotos: João Vitor Sansoni e Paróquia Santo Antônio, em Silveirânia

Agenda