quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Padre José Geraldo da Silva é o novo Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Sem-Peixe

25 de outubro de 2023 Arquidiocese

Os paroquianos da Paróquia de São Sebastião, na cidade de Sem-Peixe (MG), acolheram nesta segunda-feira, 23 de outubro, o seu novo Pároco, o Padre José Geraldo da Silva (Padre Juquinha).

A Celebração Eucarística e o rito de posse canônica foram presididos pelo Vigário Episcopal da Região Leste, Padre Luiz da Paixão Rodrigues, na Igreja Matriz e contou com a participação de fiéis, visitantes e 14 sacerdotes da Arquidiocese de Mariana.

Após a saudação inicial, durante o rito de posse, foi lido o documento de nomeação do presbítero para a paróquia. O novo Pároco realizou a sua profissão de fé e comprometeu-se, seguindo a disciplina da Igreja, a trabalhar em prol da Paróquia São Sebastião.

Dando sequência a Liturgia, o novo Pároco proclamou o Evangelho do dia (Lc 12,13-21). Em seguida, durante sua homilia, Padre Luiz da Paixão destacou a presença de toda comunidade paroquial, dos familiares do Padre José Geraldo da Silva, os amigos da Paróquia de Jequeri, onde o presbítero estava exercendo seu ministério como vigário paroquial, e Membros da Pastoral Carcerária.

“Padre Juquinha assume uma nova missão que marca a história da Paróquia de Sem Peixe”, disse Padre Luiz da Paixão. Segundo ele, inspirados pela Palavra de Deus e pelo mês Missionário, deve-se recordar “que nossa vida de fé não pode ser vivida fechado, sozinho na individualidade, no comodismo”. “O cristão que caminha com Jesus Cristo se torna missionário, faz parte da vida cristã viver essa dimensão e ser missionário onde Deus nos colocou”, enfatizou.

Ao final da Santa Missa, Padre Juquinha foi acolhido pelos paroquianos e recebeu homenagens, pelas quais ele retribuiu:

“Palavra de gratidão a Deus e à Igreja. Agradeço a presença de cada um e as comunidades que aqui estão e que me ensinaram. Em especial, a Escola Estadual Tenente Mól e os professores que me ensinaram, nesse tempo em Jequeri, e também a Pastoral Carcerária. Agradeço a presença de vocês nessa celebração e contem sempre com meu apoio”, disse.

Padre Geraldo da Silva completou, em 2023, 25 anos de sacerdócio, tendo sido ordenado em 7 de março de 1998. Antes, ele estava como Vigário Paroquial da Paróquia de Sant’Ana, em Jequeri. Ainda, esteve muitos anos em missão, sendo a última na Arquidiocese de Porto Velho (RO). Atualmente, é Coordenador Pastoral Carcerária na Região Mariana Leste.

Texto e Fotos: Paróquia de São Sebastião em Sem Peixe