terça-feira

, 16 de julho de 2024

Padre Leandro Ferreira Neves é empossado como novo Pároco da Paróquia Bom Jesus do Monte, em Furquim

10 de agosto de 2023 Arquidiocese

Na última terça-feira, 08 de agosto, dia em que a Igreja celebra a Memória de São Domingos, durante a celebração da Santa Missa, o Padre Leandro Ferreira Neves tomou posse como Pároco da Paróquia Bom Jesus do Monte, em Furquim, distrito de Mariana (MG).

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de presbíteros, seminaristas do Seminário São José, diácono, paroquianos, representantes de Pastorais e Movimentos, visitantes da Paróquia Cristo Rei, de Ouro Preto (MG), e de alguns familiares do pároco empossado.

Em sua pregação, Dom Airton destacou a importância do papel do pároco na comunidade e sua responsabilidade de conduzir os trabalhos pastorais e os fiéis até o caminho de Deus e da salvação, segundo também o testemunho de São Domingos, grande propagador da fé, a Virgem Maria e a oração do Santo Rosário.

Ao final da celebração, a Coordenadora Paroquial Maria de Fátima, em nome de todos os paroquianos de Furquim, demonstrou sua gratidão a Dom Airton, por nomear mais um pastor para a referida paróquia, e ao Padre Leandro por aceitar com tamanha generosidade a missão de pároco.

Na oportunidade, a Coordenadora Paroquial também agradeceu aos Padres Lucas Muniz e Gilsimar Tavares que atenderam as necessidades pastorais no período que a paróquia se encontrava vacante.

O vereador João Bosco Cerceau Ibrahim, que é natural de Furquim, também usou a palavra e acolheu ao novo pároco, demonstrando sua alegria em poder contar com mais um pastor.

Por fim, o Padre Leandro Ferreira Neves agradeceu a todos pela presença e, por meio do Hino do Bom Jesus do Monte, composto por Dom Oscar de Oliveira, demonstrou também sua gratidão pelo novo ofício que a Igreja particular de Mariana lhe confia:

“Bom Jesus do Monte, meu gentil menino que eu contigo conte guia meu destino.

Meu Menino Deus que andas já sozinho os vestígios teus sejam meus caminhos.

Salve neste trono de indulgências fonte, ó imortal patrono, Bom Jesus do Monte.

Tua mão direita para o céu erguida mostra a paz perfeita que há na eterna vida.

Uma cruz abraças na mãozinha esquerda. Dá-me tuas graças não venha eu em perda!

Os teus pés augustos, os calce eu de beijos teus mandatos justos sejam meus desejos.

Virginal Cordeiro a minha alma guarda que ela por inteiro de amor por ti arda.

Menininho lindo em mim bênçãos lança, faze que eu sorrindo viva qual criança”.

Disposto a servir

Em conversa com o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), Padre Leandro também compartilhou sobre as suas expectativas ao assumir essa nova missão. Confira:

“Acolhi com muita alegria a missão que me foi confiada junto ao povo da Paróquia Bom Jesus do Monte, de Furquim, principalmente por saber que se trata de uma das paróquias mais antigas de nossa Arquidiocese. Por isso, traz um grande tesouro de fé e devoção, cultivado por muitas gerações ao longo da história e vivido hoje em belas manifestações religiosas que a comunidade ainda preserva.

Feliz também em poder viver minha fé e missão sacerdotal em meio a um povo acolhedor, simples e de grande fé. Acolhi a notícia consciente também dos desafios próprios da missão, mas na certeza e confiança que é, na verdade, o próprio Senhor que conduz a sua Igreja; nós somos apenas instrumentos da sua graça.

Espero que a nova missão em Furquim seja oportunidade de junto ao povo ser instrumento da graça de Deus, como Igreja missionária e em saída, como nos pede o Papa Francisco: uma casa que acolhe a todos, sem distinção, conduzindo todos a um verdadeiro encontro com o Cristo”, declarou.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Bom Jesus do Monte