sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Padre Leandro Marcos Costa toma posse como Pároco da Paróquia São Sebastião, em Itabirito

02 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Na terça-feira, 31 de janeiro, dia em que os critãos católicos celebraram a memória de São João Bosco, o Santo que dedicou a sua vida em favor das crianças e  jovens órfãos e abandonados, o Padre Leandro Marcos Costa foi empossado como Pároco da Paróquia São Sebastião, em Itabirito (MG). 

Com muita alegria e entusiasmo, os fiéis participaram da celebração de acolhimento do novo Pároco, que aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de padres da Arquidiocese e autoridades do município. 

No início da celebração, durante o rito de posse, o Padre Leandro Marcos se comprometeu a trabalhar a caridade com a comunidade de fiéis que lhe foi confiada e passou a poder celebrar a Eucaristia duas vezes ao dia e até três vezes aos domingos. Em seguida, ele recebeu o Livro dos Evangelhos e realizou a leitura do Evangelho (Mc 5, 21-43), “Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: ‘Não tenhas medo. Basta ter fé!’”. 

 

Durante a reflexão sobre o Evangelho, Dom Airton José dos Santos, enfatizou quais são os compromissos do Pároco diante de Cristo. 

“O Pároco na paróquia tem uma missão espinhosa, árdua, porque ele deve ser pastor de todos, sem distinção. E ser pastor, nós sabemos muito bem, é estar presente. O que deve animar a vida do pastor no meio do povo de Deus? A sua fé, a sua esperança, o seu pertencimento a Cristo, isso deve ser o fundamento do seu serviço. Ele assume um compromisso diante do povo de Deus e se apresenta capacitado para desenvolver três atitudes importantes que são as atitudes de Cristo: santificar o povo de Deus, através da sua vida de oração, através do seu testemunho, através dos sacramentos que ele celebra; ensinar o povo de Deus e, por fim, o Pároco deve governar o povo de Deus”, apontou. 

Logo depois, o Padre Leandro Marcos foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Arcebispo Metropolitano e cuidar, com zelo, da paróquia que lhe foi entregue. 

Após ter atuado como Pároco na Paróquia São Sebastião, em Ponte Nova (MG), em entrevista para a comunicação da Arquidiocese de Mariana, o Padre Leandro falou sobre essa coincidência. “Eu compreendo que na vida do cristão tudo é providência, providência de Deus e sopro do Espírito Santo. Sair de uma Paróquia São Sebastião para ir para uma outra Paróquia dedicada a São Sebastião, sem dúvidas, é ter a certeza de que é um Santo que caminha comigo, abençoando o meu ministério e o sacerdócio confiado a mim”, disse. Ele ainda destacou que do santo mártir duas virtudes inspiram no presbitério: coragem e fé para testemunhar o nome de Cristo.

“Estar a serviço é motivo de alegria. Fazer a vontade do Pai era o alimento para o Cristo Bom Pastor. E o alimento para o sacerdote, que  traz alegria, é estar a serviço. Eu entendo que quando a Igreja nos dá a missão é porque estamos capacitados para servir”, enfatizou.   

Fotos: Pascom Paróquia São Sebastião, em Itabirito