sábado

, 20 de abril de 2024

Padre Libério Rodrigues Moreira, ex-aluno do Seminário de Mariana, recebe título de Venerável

15 de março de 2024 Igreja no Mundo

O Papa Francisco autorizou nesta quinta-feira, 14 de março, a promulgação do decreto referente ao título canônico de Venerável para o ex-aluno do Seminário de Mariana, Padre Libério Rodrigues Moreira. Além do sacerdote brasileiro, o Santo Padre, na mesma data, autorizou mais seis decretos para o título de Venerável e 19 beatificações.

Essa não é a primeira vez que um ex-aluno do Seminário de Mariana está em processo de beatificação e canonização. Em 2015, o Padre Francisco de Paula Victor foi proclamado beato. Natural de Campanha (MG), ele foi acolhido no Seminário por Dom Antônio Ferreira Viçoso C.M.

Aos 22 anos, Padre Libério ingressou no Seminário graças à ajuda de um primo sacerdote que custeava as mensalidades anuais. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário de Mariana, sendo ordenado Padre em 1916 por Dom Silvério Gomes Pimenta, primeiro Arcebispo Metropolitano de Mariana.

Como padre diocesano, foi um sacerdote simples, humilde, pobre e viveu a sua vida dedicando-se unicamente ao Senhor e aos outros, dedicando-se particularmente aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente. As comunidades cristãs que o tiveram como pároco o consideravam um autêntico homem de Deus. Seus superiores, conscientes da sua excelente capacidade pastoral, atribuíram-lhe o cuidado de múltiplas comunidades paroquiais ao mesmo tempo.

O que significa ser Venerável?

O título é o primeiro passo no processo de canonização, sendo somente concedido a quem, reconhecidamente, dispôs de uma vida exemplar e virtuosa.

Para receber o título de Venerável, a pessoa precisa ter suas virtudes comprovadas e reconhecidas pela Igreja, por meio de um processo de investigação rigoroso e detalhado, que envolve a coleta de testemunhos, documentos e outros elementos que comprovem a vida virtuosa do candidato. O processo é conduzido pela Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, e requer tempo e cuidado para ser concluído.

Foto: Diocese de Divinópolis

Sobre Padre Libério

Libério Rodrigues Moreira nasceu no dia 30 de junho de 1884, em Lagoa Santa (MG), filho de Joaquim Rodrigues de Castro e Francisca Moreira da Costa. Foi batizado na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, então pertencente à Diocese de Mariana, no dia 17 de julho de 1884, pelo Padre Odorico Antônio Dolabella.

Por volta dos sete anos, ficou órfão de pai. Ainda jovem, exerceu o ofício de carreiro em diversas fazendas nos arredores de Lagoa Santa. Terminado o curso escolar, passou a exercer toda espécie de ofício. Qualquer um lhe servia, desde que lhe rendesse certa quantia para ajudar na manutenção da casa.

Aos 22 anos de idade, ingressou no Seminário para cursar os estudos necessários para a ordenação. Após dez anos cursando humanidades e as matérias do curso eclesiástico, isto é, Filosofia e Teologia. Foi ordenado presbítero aos 32 anos de idade, em 25 de abril de1916, na Capela do Seminário em Mariana, pela imposição das mãos de Dom Silvério Gomes Pimenta.

Faleceu em 21 de dezembro de 1980, em Divinópolis (MG).

O seu processo de beatificação e canonização foi instaurado na Diocese de Divinópolis em 30 de julho de 2012 e concluído em 13 de novembro de 2016.

Saiba quem são os novos Beatos e Veneráveis aqui

Com informações da Diocese de Divinópolis, Canção Nova e Vatican News

Imagem da Capa: Congregação da Causa dos Santos

Agenda