sábado

, 25 de maio de 2024

Padre Lucas Germano de Azevedo toma posse como Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena

31 de janeiro de 2023 Arquidiocese

Segurando rosas nas mãos e cantando a música católica “Seja Bem Vindo Ô Lê Lê!”, foi assim que os fiéis receberam o novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG), o Padre Lucas Germano de Azevedo, durante a cerimônia de acolhida, na noite de sexta-feira, 27 de janeiro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. 

A cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, contou com a presença de padres da Arquidiocese de Mariana, religiosos, leigos e cristãos católicos que lotaram a igreja.  

Bem no início da celebração foi realizado o rito de posse do novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, que se comprometeu a trabalhar a caridade com a comunidade de fiéis que lhe foi confiada e passou a poder celebrar a Eucaristia duas vezes ao dia e até três vezes aos domingos. 

Na oportunidade, o Padre Lucas Germano de Azevedo leu a sua Profissão de fé, a declaração pública das suas crenças e dogmas religiosos. Ele também realizou a leitura do Evangelho (Mc 4,26-34), “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra”.

Logo após, Dom Airton José dos Santos fez uma reflexão sobre o Evangelho e enfatizou a importância dos fiéis e dos religiosos serem coerentes com a fé católica. “Cada um de nós, onde Deus nos colocou, é ali que a gente tem que dar o nosso testemunho de fé. O Padre Lucas tem a missão de ensinar e santificar a comunidade, governar o povo de Deus nesta paróquia. Ele também tem a responsabilidade sobre tudo aquilo que pertence a comunidade”, disse o Arcebispo Metropolitano. 

Em seguida, o Padre Lucas Germano de Azevedo foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Arcebispo Metropolitano e cuidar, com zelo, da paróquia que lhe foi entregue. 

Em entrevista para a comunicação da Arquidiocese de Mariana, o Padre Lucas falou sobre a sua nomeação para atuar diante da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de Barbacena (MG). 

“Acolhi com espírito filial minha nomeação para a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena.  Rezo, pedindo a Deus, a graça necessária para que tenha um frutuoso ministério junto a esse povo. Agradeço a Deus pelas experiências vivenciadas junto ao povo de São Miguel do Anta, naquele período tão crítico da pandemia, que muito marcou minha vida e ministério. A novidade é sempre desafiadora, mas conto com a graça de Deus e com a generosidade do povo para, juntos, caminharmos rumo ao Reino Definitivo. Conheci a paróquia quando fiz o propedêutico aqui, no ano de 2009. Mas nunca tive um contato direto com seus trabalhos. Agradeço a acolhida de todos nesses primeiros dias”, destacou o Padre Lucas Germano. 

A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana e você pode conferir a cerimônia completa pelo link a seguir: Posse do Padre Lucas Germano de Azevedo

Foto: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de Barbacena (MG)