domingo

, 19 de maio de 2024

Padre Lucas Germano se despede da Paróquia de São Miguel do Anta após quase três anos de paroquiato

17 de janeiro de 2023 Arquidiocese

No dia 01 de janeiro de 2023, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG), rendeu graças a Deus pelos dois anos e nove meses de pastoreio do Padre Lucas Germano de Azevedo. O sacerdote foi nomeado em 27 de dezembro de 2022 pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, para exercer o seu ministério como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG).

À ocasião, a paróquia preparou uma solene celebração de Ação de Graças pelo tempo que Padre Lucas permaneceu como Pároco na cidade de São Miguel do Anta. Toda paróquia, com suas comunidades, pastorais, movimentos e serviços, as autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo do município se fizeram presentes, demonstrando carinho e afeto pelo presbítero, que contagiou a todos com o seu carisma alegre e acolhedor.

Padre Lucas e a vereadora Marilene Resende de Oliveira.

Representando os vereadores, a parlamentar Marilene Resende de Oliveira leu uma mensagem para Padre Lucas e ressaltou o seu amor e incentivo com as crianças, que todos os domingos participam da Santa Missa, e da sua alegria que contagia jovens, homens, mulheres e idosos. Finalizando, entregou-o uma lembrança, agradecendo pelo bem que ele realizou a cidade.

Encerrando a singela homenagem, a coordenadora eleita Isabel Fontes, em nome dos paroquianos pronunciou, uma mensagem de gratidão ao Padre Lucas pela brilhante atuação nesses dois anos e nove meses de permanência na paróquia, evidenciando as principais atividades realizadas, descritas acima.

No final da celebração, o Padre Lucas recebeu presentes da comunidade e na sua mensagem, entre lágrimas e alegria, relembrou duas cenas que marcaram sua vida e seu ministério, quando pessoas se ajoelhavam nas portas das igrejas, impedidas de entrarem por causa da pandemia, mostrando que uma vida doada pelo Evangelho não tem preço. Ele agradeceu ainda todos paroquianos, a Pastoral da Comunicação (Pascom), os Conselhos paroquiais (CPP, CAEP e CCPs), Coro e Orquestra Padre Adalberto, enfim, a todos e expressou gratidão aos irmãos e irmãs que acompanhavam de suas casas as celebrações e pediu que todos numa só voz repetisse com ele: Obrigado Senhor!

O Pastoreio de Padre Lucas

O paroquiato de Padre Lucas Germano iniciou no dia 17 de março de 2020. No mesmo dia, foram dadas as orientações sobre a pandemia da Covid-19, que fecharam as igrejas para as celebrações presenciais que só retornaram em 04 de setembro de 2020. Pouco a pouco, com um controle da participação dos paroquianos, foram voltando as celebrações nas comunidades.

Apaixonado por Música, Padre Lucas sempre incentivou a todos envolvidos, o amor pela Música Litúrgica. Na ocasião, junto com alguns paroquianos fundou o Coro e Orquestra Padre Adalberto, que veio para somar e celebrar bem a Sagrada Liturgia da Mãe Igreja. Sempre cheio de zelo pela liturgia e com grande amor pela evangelização trabalhou, lado a lado, com as Pastorais, Movimentos e Serviços, sempre atencioso com todos. Um dos trabalhos que vivenciamos em seu paroquiato foi a preparação para celebrar com toda a comunidade os 100 Anos do Apostolado da Oração em nossas terras são-miguelenses.

Em seu paroquiato foram realizados retiros dos movimentos e pastorais, além da fundação do Movimento Mães que Oram pelos Filhos na paróquia. Como Pastor, além dessas atividades, tantas outras foram realizadas. Ainda, como administrador, muitas obras foram realizadas e outras iniciadas.

Gratidão Padre Lucas, pela sua vida e seu ministério, doado à paróquia! Tudo pelo Evangelho, tudo pela caridade e pelo amor!

Texto: Michel Lucas Assunção – Paroquiano da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – São Miguel do Anta – MG

Fotos: IM Fotografia Profissional

Agenda