terça-feira

, 18 de junho de 2024

Padre Luiz Cláudio Vieira celebra Jubileu de Prata Sacerdotal na Arquidiocese de Mariana

10 de junho de 2024 Arquidiocese

Entrega do diploma de bênção enviado pelo Papa Francisco. Foto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova

O Padre Luiz Cláudio Vieira festejou, em 29 de maio, 25 anos de sua ordenação presbiteral. Filho da Arquidiocese de Mariana e atualmente incardinado no clero de São Paulo (SP), o sacerdote comemorou o seu Jubileu de Prata Sacerdotal com missas em ação de graças em paróquias desta Igreja Particular.

Piedade de Ponte Nova

No dia 31 de maio, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), acolheu a celebração dos 25 anos de ordenação presbiteral do Padre Luiz Cláudio, onde foi administrador paroquial entre 15 de dezembro de 1999 e 1º de fevereiro de 2004.

A celebração foi concelebrada pelos Padres Fabiano Alves de Assis e Afrânio Vieira de Almeida e contou com grande participação dos fiéis. O Padre Márcio Henrique também esteve presente para cumprimentar o jubilando e ex-professor e formador do seu período de Seminário.

Foto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova

À ocasião, Padre Luiz Cláudio lembrou de tantos fatos marcantes durante o seu paroquiato em Piedade de Ponte Nova, como as pessoas que o auxiliaram no início de seu ministério sacerdotal.

Ao final da Missa, muitas foram as homenagens organizadas pelos fiéis para celebrar dignamente os 25 anos de sacerdócio do ex-Administrador Paroquial e jubilando.

A senhora Leila Veiga declamou um poema ao Bom Pastor, homenageando o Pastor Supremo, Jesus Cristo, que não deixa de honrar a Paróquia Nossa Senhora da Piedade com bons pastores, dentre eles, o jubilando da noite.

O Pároco, Padre Fabiano Alves de Assis, entregou uma placa ao jubilando em nome dos paroquianos, em que agradecem ao Padre Luiz Cláudio pelo tempo que esteve à frente desta comunidade fé.

Foto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova

A homenagem destaca que o jubilando foi um “padre zeloso, construtor de Igreja, organizador de comunidades e pastorais, incentivador dos jovens, professor de ensino religioso e dedicado na caridade”. Ainda, também lhe foi entregue um diploma da bênção pontifícia enviada pelo Papa Francisco.

Na oportunidade, Padre Fabiano consagrou o ministério sacerdotal de Padre Luiz Cláudio e de toda a comunidade presente à intercessão da Senhora da Piedade, padroeira da paróquia. Por fim, a paroquiana Sônia Albuquerque leu uma mensagem que resume bem o paroquiato do jubilando.

Para o Pároco, “foi um momento de muita graça de Deus encerrar o mês de maio e celebrar a Festa da Visitação da Virgem Maria, neste contexto de cem anos da ereção canônica da nossa paróquia, tendo a Missa presidida por um padre que já trabalhou em nossa terra e que tanto bem fez a este povo, que hoje vem agradecido celebrar com ele 25 anos de fecundo ministério sacerdotal”.

Barbacena

Foto: Beth Vitor

Já no domingo, 2 de junho, o sacerdote presidiu a celebração em ação de graças na Paróquia Bom Pastor, em Barbacena (MG). Essa foi a última comunidade de fé que ele atuou antes de incardinar ao clero da Arquidiocese de São Paulo (SP).

A celebração foi realizada na Igreja Matriz e contou com a participação marcante de fiéis e de familiares do jubilando. O Pároco, Cônego Tarcísio Sebastião Moreira, também esteve presente, concelebrando a Santa Missa.

Durante a homilia, Padre Luiz Cláudio estabeleceu um elo entre o seu chamado ao sacerdócio e o “sim” da escolha ao chamado de Deus, oferecendo rica reflexão entre o Evangelho do dia e as leituras que compuseram a Liturgia da Palavra.

Foto: Beth Vitor

Ainda na reflexão do Evangelho, ele recordou as paróquias onde atuou durante os 25 anos de sacerdócio, demostrando alegria e gratidão pelo engrandecimento de sua vida sacerdotal. Uma doação, de vida consagrada a Deus, fazendo de seu trabalho diário, dentre eles, o culto litúrgico de amor e entrega ao Povo de Deus, a ti confiado.

No final da celebração, Padre Luiz Cláudio foi presenteado pela Coordenação Paroquial com uma placa em memória de gratidão e votos de felicidades.

Sobre o Padre Luiz Cláudio

Padre Luiz Claúdio Vieira é natural da cidade de Tabuleiro (MG). Foi ordenado diácono em 1º de novembro de 1998 e presbítero em 29 de maio de 1999. Desde março de 2022, é incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo (SP).

Texto: Com informações da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova, e Maria das Graças Schinniger Assun Garcia/Paróquia Bom Pastor, em Barbacena