sexta-feira

, 12 de julho de 2024

Padre Luiz Roberto é empossado na Paróquia São Judas Tadeu, em Conselheiro Lafaiete

19 de setembro de 2023 Arquidiocese

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 18 de setembro, a Santa Missa com rito de posse canônica do Padre Luiz Roberto de Souza como Pároco da Paróquia São Judas Tadeu e Reitor do Santuário Arquidiocesano dedicado ao santo, em Conselheiro Lafaiete (MG). Padre Beto, como é carinhosamente conhecido, foi nomeado no último dia 29 de agosto para ser o segundo pároco da referida paróquia.

Com a presença expressiva de 36 padres, 3 diáconos e centenas de fiéis, a celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Durante a cerimônia, Padre Beto jurou fidelidade e obediência à Igreja, preservando-se na comunhão e comprometendo-se a seguir a sua Doutrina.

Em sua homilia, Dom Airton ressaltou a função do pároco junto à comunidade. “O pároco caminha junto com seu povo e, neste caminhar junto com seu povo, faz a experiência de Cristo, de estar no meio de seu povo, de sentir as dores, as esperanças, as alegrias; de estar próximo. Faz a experiência de como o ‘bom samaritano’, curar as feridas”, enfatizou.

A posse canônica é uma cerimônia com forte significado que atribui ao pároco todos os deveres de uma determinada paróquia seguindo as normas litúrgicas e canônicas. Por isso, é realizada durante a celebração a renovação da profissão de fé e de suas promessas sacerdotais.

Ao final, o novo pároco agradeceu a presença dos padres que se fizeram presentes em número expressivo, aos seus antigos paroquianos de Mariana (MG) e, em especial, aos paroquianos e devotos de São Judas Tadeu pela calorosa acolhida, se colocando como mais um membro da comunidade que chega para somar e servir.

“Minha querida Paróquia de São Judas Tadeu, quero já me sentir em casa. De fato, estávamos ansiosos para esse grande momento. Desde o dia que dei o sim a Dom Airton, todos os dias, em minhas orações, venho também entregando a essa paróquia o meu ministério. Que Deus possa nos ajudar a caminhar e, aqui, mais uma vez, me coloco à disposição. Contem sempre comigo”, disse Padre Beto em seus agradecimentos.

Sobre o novo pároco

Padre Beto é natural da cidade de Lamim (MG) e foi ordenado presbítero em 03 de maio de 2008. A partir de então exerceu seu sacerdócio nas Paróquias Sant’Ana, em Jequeri (MG); Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo (MG); e Nossa Senhora Aparecida, em Mariana (MG).

Texto: Washington Silvério – Pascom da Paróquia de São Judas Tadeu

Fotos: Mauro Dutra de Faria