sábado

, 02 de março de 2024

Padre Luizmar é empossado pároco da Paróquia São Manoel, em Rio Pomba

14 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Aconteceu na noite da última segunda-feira, 11 de dezembro, a cerimônia com o rito de posse canônica do Padre Luizmar Rocha da Silva como o novo Pároco da Paróquia São Manoel, em Rio Pomba (MG). A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na Igreja Matriz, e reuniu diversos fiéis para acompanhar o momento e acolher o novo pastor.

Em sua homilia, Dom Airton pontuou que no decreto de nomeação são apontadas três atividades que o pároco deve desenvolver: ensinar, santificar e governar. “São três atividades que não são nossas. Nós, homens e mulheres, quando fazemos isso, às vezes, atrapalhamos todo mundo: ensinamos coisas erradas, não santificamos; pelo contrário, às vezes, destruímos e não governamos”, disse.

De acordo com o Arcebispo, esses três atributos pertencem a Cristo que ensina, santifica e governa o seu povo por meio do sacerdote.  “O Padre Luizmar, como pároco dessa paróquia, assume a responsabilidade de santificar o povo de Deus. Em primeiro lugar, pela sua vida própria de oração, pela sua vida consagrada a Deus na fidelidade e no amor a Deus e aos irmãos e no serviço dedicado totalmente ao bem dos fiéis que estão nessa paróquia”, disse Dom Airton, completando que o sacerdote também santifica os fiéis por meio da administração dos sacramentos e do acolhimento.

Ainda falando sobre os demais atributos, santificar e governar, o Pastor da Igreja Particular de Mariana frisou que o pároco deve orientar os fiéis sobre os ensinamentos da Igreja e governar o povo de Deus para o caminho de Nosso Senhor. “O sacerdote é aquele que ajuda a fazer o caminho; ajuda a chegar aonde Deus quer”, ressaltou Dom Airton.

Após a reflexão do Evangelho, Padre Luizmar foi interrogado publicamente sobre a sua disposição em colaborar com o Arcebispo e cuidar com zelo da porção do povo de Deus que lhe foi confiada. Ainda, ele realizou o juramento de fidelidade e obediência, bem como comprometeu-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica. Antes disso, no início da celebração, o novo pároco emitiu a profissão da fé.

Em sua fala, ao final da celebração, o novo pároco falou com alegria e esperança aos seus novos paroquianos, pedindo um coração aberto para acolhê-lo em sua nova missão. Na oportunidade, ele agradeceu a Deus pela sua vida, sua vocação e ministério, bem como pela vida de seus familiares e amigos. Ainda, recordou os Arcebispos que passaram pela sua trajetória e as paróquias nas quais já serviu.

Durante o pronunciamento, Padre Luizmar expressou sobre como tem se sentido acolhido na Paróquia São Manoel, desde a sua chegada na cidade de Rio Pomba, e destacou que “feliz é o povo que tem um padre que cuida dele, mas feliz é o padre cujo o povo também cuida dele”.

Por fim, o novo pároco fez uma súplica aos novos paroquianos: “sejam sempre mais um povo solidário”. “Seja sempre mais um povo sensível à dor e ao sofrimento do próximo, sobretudo, do mais desvalido, daquele que está mesmo precisando dos préstimos de vocês; sejam cada vez mais solidários uns com os outros porque eu estou aqui como representante de Cristo […] e é isso que eu quero ser: um discípulo missionário, fiel e obediente ao Cristo, servo sofredor. Eu quero que vocês vejam em mim a imagem de Jesus”.

 

Fotos: Paróquia São Manoel, em Rio Pomba

Agenda