terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Padre Marcelo Moreira Santiago é o novo assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária no Regional Leste 2

30 de setembro de 2021 Arquidiocese

Foto: Rui Souza

A coordenação colegiada da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 definiu que o Pe. Marcelo Moreira Santiago, da Arquidiocese de Mariana (MG), atuará como assessor eclesiástico em conjunto com o Pe. Welington Nascimento, da Arquidiocese de Juiz de Fora. A escolha foi feita para reforçar a atuação e articulação regional da Pastoral. Atualmente, padre Marcelo é também o assessor arquidiocesano da Pastoral Carcerária.

De acordo com Bispo de Guanhães (MG) e referencial para a Comissão para a Ação Social Transformadora do Regional Leste 2, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, depois da morte do Pe. Ernesto, o padre Welington estava sozinho fazendo o trabalho de assessor da Pastoral Carcerária. “Em decisão colegiada com a coordenação da Comissão para a Ação Social e Transformadora de Minas Gerais, vimos que já era chegado a hora de incluir mais um sacerdote para novamente organizar o grupo de trabalho”, informou.

“O padre Marcelo tem muita experiência na prática Pastoral na Arquidiocese de Mariana, muito capacitado, carismático e forte espírito de liderança, e com uma bagagem muito rica de atuação nas pastorais sociais, seja na sua Arquidiocese ou no nosso regional”, continuou Dom Otacílio. “Ele enriquecerá a Pastoral Carcerária. O seu sim também foi fundamental, pois ele está imbuído de assumir essa nova missão no seu Ministério Presbiteral”, concluiu.

Com a chegada do novo membro na coordenação, o Regional Leste 2 deseja a Pastoral Carcerária continue seu positivo serviço de misericórdia, promovendo apoio aos presos e familiares, na ajuda material, com diversos kits para protocolos sanitários, e colocando também toda a sua estrutura Pastoral à disposição dos Diretores de Unidade Prisional.

Sobre a pastoral

Em artigo escrito para a edição nº 314 do Jornal Pastoral, publicada em 2020, padre Marcelo destacou que “A Pastoral carcerária é uma das pastorais sociais articuladas na Igreja do Brasil e também em nossa Arquidiocese de Mariana. Trata-se de uma ação humana e cristã voltada para os que estão diretamente nos cárceres, nos presídios de nossas cidades e regiões, aguardando ou em cumprimento de pena judicial em face aos muitos tipos de delitos, violências, crimes e infrações cometidas. Ela também, em sua ação missionária, envolve outros seguimentos pastorais, preocupada em oferecer apoio tanto às vítimas, quanto aos familiares dos presos”. Leia o artigo na íntegra aqui

Com informações do Regional Leste 2 

Agenda