domingo

, 19 de maio de 2024

Padre Márcio Henrique da Silva é o novo pároco de Santa Cruz do Escalvado

03 de agosto de 2023 Arquidiocese

A Paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz do Escalvado (MG), acolheu no último dia 24 de julho o seu novo Pároco: Padre Márcio Henrique da Silva. Transferido da Paróquia Santo Antônio, em Ibertioga (MG), a cerimônia de posse canônica foi presidida pelo Vigário Episcopal da Região Mariana Leste, Padre Luiz da Paixão Rodrigues.

Diante da presença de fiéis e irmãos do presbitério, Padre Márcio Henrique emitiu a profissão da fé, bem como o juramento de fidelidade e obediência, comprometendo-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica.

Acolhido com muito carinho pelos presentes, durante a homilia, Padre Luiz da Paixão apontou a grande expectativa com a qual a comunidade de Santa Cruz do Escalvado aguardou, no período de vacância, a nomeação do novo pároco. “Quando saiu a sua nomeação para esta paróquia, alguns, até me ligavam e diziam: ‘traz de pressa, está demorando muito’”, brincou o Vigário Episcopal na celebração.

“Veja, Padre Márcio, você encontra aqui, em Santa Cruz [do Escalvado], um povo marcado pela fé, um povo marcado pela confiança em Deus, um povo alegre e, especialmente, um povo muito acolhedor”, partilhou Padre Luiz da Paixão, ao comentar sobre o período em que ele, juntamente com os demais sacerdotes da região, prestou assistência à paróquia durante sua vacância.

À ocasião, o presidente da celebração também desejou felicidades e bênçãos ao pastoreio de Padre Márcio Henrique na nova paróquia. “Tenha certeza: você está em casa e vai ser muito feliz aqui”, enfatizou.

Por fim, Padre Luiz da Paixão comentou que o novo pároco foi muito feliz em escolher a data de sua posse canônica, quando a Igreja celebrou a Liturgia do Precioso Sangue de Cristo.

“Estamos na Paróquia de Santa Cruz. Diante dos nossos olhares, a imagem que muito toca o coração de todos nós: Jesus Cristo Crucificado, Sangue derramado. É com essa liturgia, do Precioso Sangue de Cristo, com o olhar fixo em Jesus Crucificado, que o Padre Márcio começa a sua nova missão de pastor desta comunidade paroquial. Eu acredito que ele foi muito inspirado e feliz na escolha dessa Liturgia porque, diante de Cristo Crucificado, nós encontramos um sinal claro do amor e da misericórdia de um Deus que nos salva, que vem ao nosso encontro, que doa a sua vida pensando em nós”, destacou o sacerdote, frisando que a acolhida do novo pároco é também a manifestação do amor do Pai com o povo.

Ao final da celebração, a comunidade paroquial de Ibertioga agradeceu ao sacerdote pelo tempo de serviço e ministério dedicado à Paróquia Santo Antônio. Na oportunidade, a comunidade paroquial de Santa Cruz do Escalvado acolheu também, com alegria, o novo pároco.

“Meu coração nesta noite se agiganta, enorme ele se encontra por poder experimentar o carinho, o afeto, a generosidade, tudo aquilo que Deus, na sua imensa bondade, consegue derramar no coração de cada um de vocês e, a partir do coração de vocês, Deus expressa o seu amor e sua ternura para comigo”, disse Padre Márcio em seus agradecimentos.

Recordando sua trajetória na antiga paróquia, Padre Márcio também fez uma solicitação aos fiéis de Santa Cruz: “O que eu vou pedir a vocês? Vou pedir comunhão. Que a nossa paróquia seja cada vez mais a paróquia da comunhão para que todos nós, num só coração, numa só alma, possamos nos aproximar do Cristo Crucificado. Ele é a nossa luz, salvação e esperança e, por isso, essa comunhão é fundamental na vida de todos nós”, rogou o novo pároco.

Fotos: Vitor Medeiros

Agenda