domingo

, 14 de agosto de 2022

Superior Geral dos Orionitas visita Mariana

14 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Na última quarta-feira, dia 09 de fevereiro, o Superior Geral da Congregação Orionita, fundada por Dom Orione, padre Tarcísio Vieira, realizou uma visita ao município de Mariana (MG). O evento se deve ao vínculo estabelecido entre Dom Orione e Dom Silvério Gomes Pimenta, primeiro Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana. 

À ocasião foi realizada a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo e uma conferência, onde foi apresentada, pelo Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, a caminhada de Dom Silvério. Além disso, visitaram também a Catedral da Sé e sua cripta, onde estão as sepulturas dos antigos Bispos de Mariana. 

Ainda, eles visitaram também as Igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), onde foram acolhidos pelo pároco, padre Edmar José da Silva. 

História 

Na época, Dom Silvério se encantou com a obra e o carisma Orionita e convidou os religiosos da congregação para esta Igreja Particular. A presença de Dom Orione por essas terras durou seis meses e foi uma experiência  decisiva para a confirmação e expansão da dimensão missionária da família religiosa por ele fundada. Os orionitas se estabeleceram inicialmente no Mar de Espanha (MG), então pertencente à Arquidiocese de Mariana, e depois se espalharam pelo Brasil, assumindo a linha de frente de regiões missionárias e do serviço aos mais pobres e abandonados.

Texto e fotos: Congregação Orionita

Agenda