segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Padre Paulo Barbosa é o novo representante dos presbíteros

10 de março de 2020 Arquidiocese

O padre Paulo Barbosa é o novo representante dos presbíteros na arquidiocese. Ele estava como suplente do monsenhor Danival Milagres, que foi nomeado vigário geral para o clero em 2019. Devido o acúmulo de atividades de monsenhor Danival, padre Paulo assumiu a nova função na tarde desta segunda-feira (9), na abertura do 30° Encontro de Presbíteros e Diáconos.

“Colocamos nas mãos de Deus essa condução coordenada do presbitério de Mariana, nós não trabalhamos sozinhos. Venho com o sentido de continuidade dos trabalhos que eram desenvolvidos. E, ao mesmo tempo, dando essa complementação dos objetivos que o presbitério espera neste momento. Vamos seguir a ótica do encontro, a ótica do cuidado, a ótica da comunhão e da participação de todos na construção de um projeto presbiteral que atinja todo o nosso presbitério. Agradeço a confiança e também dos vários representantes da arquidiocese, que é rico em as suas várias expressões”, disse padre Paulo. Durante o encontro será eleito o novo suplente do representante dos presbíteros. 

Encontro de Presbíteros e Diáconos

Até a próxima quinta-feira (12), o clero de Mariana estará reunido no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo. Os trabalhos, deste ano, serão iluminados pela temática do cuidado entre os presbíteros e diáconos, à luz da Palavra de Deus “onde está o teu irmão?” (Gn 4,9). 

“Iremos retomar o encontro passado. O tema do cuidado com os presbíteros. Agora com uma perspectiva mais focada. Não é um cuidado externo. Mas como nós nos cuidamos. Como nós cuidamos do outros no sentido de sermos presbitério. O presbítero é mais que uma família, pois o nosso laço é ontológico, estamos ligados uns aos outros pela ordenação. E essa ligação ninguém pode tirar. Enquanto somos membros do presbitério somos ligados uns aos outros de modo ontológico. Precisamos nos cuidar para cuidamos do povo de Deus”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na abertura do encontro.

O Encontro de Presbíteros e Diáconos tem como objetivo ser um espaço de convivência e celebração entre o clero desta Igreja particular.

Confira mais fotos do encontro:

 

Agenda