A Paróquia São João Batista, em Conselheiro Lafaiete (MG), acolheu Padre Paulo Barbosa (Pe. Paulinho) como seu novo pároco. A celebração de posse canônica aconteceu na noite do dia 23 de setembro na Igreja Matriz.
Com a presença expressiva de centenas de fiéis e de diversos sacerdotes, a Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.
Desde a sua fundação, em 19 de janeiro de 1990, a paróquia era administrada pela Congregação dos missionários dos Operários (Padres do Trabalho), tendo como último Pároco, o Padre Lambert Noben, MO, agora pároco emérito. Com a nomeação de Padre Paulinho, agora, ela passa a ter um presbítero do clero marianense à frente dos trabalhos pastorais.
Na oportunidade, Dom Airton explicou que não se trata de uma mudança em relação ao que foi desenvolvido durante todo o período, mas de uma continuidade da gestão dos Padres do Trabalho.
“É um momento histórico porque a paróquia toda estava sobre a responsabilidade da Congregação dos Padres do Trabalho […]. Este é um momento importante: mostra o trabalho feito pelos Padres do Trabalho e, agora, a continuidade que deverá acontecer com o Padre Paulinho como pároco”, frisou o Arcebispo.
Após os ritos, o novo pároco falou sobre os primeiros passos que serão seguidos em seu pastoreio à frente desta comunidade de fé. O principal: reunir-se com as comunidades e conselhos para conhecer a realidade paroquial.
Ainda, Padre Paulinho reforçou sobre a necessidade de seguir o Plano Arquidiocesano de Evangelização (PAE) naquilo que o documento orienta: a formação de comunidades vivas e missionárias, Grupos de Reflexão mais fortes e animados, animar a juventude, a catequese, abrir mais espaço para os movimentos a fim de que todos se sintam na eclesialidade e na missionariedade.
“Eu sou apenas uma liderança dentre as muitas lideranças leigas que aqui se encontram. Que Deus abençoe essa belíssima Paróquia de São João […], Conselheiro Lafaiete, essa cidade promissora que tem, de fato, não apenas numericamente, mas uma grande potencialidade no trabalho pastoral”, disse o novo pároco.
Na oportunidade, Padre Lambert afirmou que a comunidade é muito unida e muito fraterna e, por isso, o novo sacerdote é o pastor ideal para este povo.
“Tenho certeza que o Padre Paulinho é pessoa totalmente indicada para continuar o trabalho aqui. Pelo o que eu conheço dele, ele é uma pessoa que fará opção pelos pobres, que vai fazer grupos de reflexão e vai continuar anunciando a comunidade ao mundo. Então, eu acho que foi a melhor indicação que poderia ter acontecido”, assegurou o sacerdote religioso.
Com informações de João Carlos dos Santos
Fotos: Paróquia São João Batista/Divulgação