quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Padre Reginaldo é empossado Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa

23 de novembro de 2023 Arquidiocese

O Padre Reginaldo Coelho da Costa foi empossado na noite desta quarta-feira, 22 de novembro, na função de Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG). Padre Reginaldo sucede ao Monsenhor Geraldo Souza Rodrigues, nomeado Bispo da Diocese de Januária (MG) em 25 de outubro.

Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, a celebração contou com a presença de vários ministros ordenados e um grande número de fiéis de sua nova paróquia.

Além disso, leigos e leigas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), onde até então o padre Reginaldo desempenhou o seu trabalho evangelizador, compareceram massivamente para expressarem o seu amor e zelo para com o seu outrora pároco.

A missa foi marcada por uma alegria e pela emoção de todos os envolvidos, começando pela procissão de entrada, já que o padre Reginaldo adentrou a Igreja Matriz portando a Palavra. À sua frente, na referida procissão, estavam também representantes das dez comunidades da paróquia.

Durante a celebração, Padre Reginaldo proferiu a profissão da fé, bem como o juramento de fidelidade e obediência, comprometendo-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica. Na oportunidade, ele assinou o documento em que foi empossado oficialmente, instante no qual assumiu a sua missão de pastorear o rebanho e conduzir a porção do povo eleito do Senhor a ele confiado.

Na homilia, Dom Airton destacou que a celebração diz sobre o ritmo da Igreja que “não é nossa”, mas de Cristo. “A Igreja é instrumento de salvação. Ela ajuda que cheguemos ao nosso destino, que é Deus. Esta é sua missão: conduzir os discípulos de Cristo a Cristo”, afirmou.

Ainda em sua meditação, o Arcebispo Metropolitano de Mariana destacou que a Igreja se preocupa que cada comunidade de fé, cada paróquia, tenha o seu próprio pastor. “Ele não faz nada por si, mas aquilo que a Igreja enviou a fazer”, ressaltou Dom Airton sobre a função do pároco, explicando que é essa a razão de, ao tomar posse, o sacerdote proferir a profissão de fé.

“É isto que ele deve ensinar, e fará certamente: ensinar o povo de Deus a manter firme a fé, alegre a esperança e corajosas as atitudes para vencer o mal e caminhar para Deus”, pontuou Dom Airton.

Após o rito de comunhão, a Coordenadora Leiga de Pastoral, Sofia, em nome da paróquia, realizou um discurso de acolhida ao novo pároco. À oportunidade, ele foi presenteado com uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima das mãos dos pastorinhos, representados por três crianças. Nesse momento, padre Reginaldo foi aplaudido calorosamente pela Assembleia reunida naquele espaço eclesial.

Em seus agradecimentos, Padre Reginaldo expressou sua alegria ao assumir a nova missão recebida e pediu aos novos paroquianos que caminhem junto dele.

“Gratidão ao Bom Deus, rico em misericórdia, pela graça que me concede de ser pároco aqui, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a paróquia feliz. Peço a vocês que me ajudem muito, pois não sou padre sozinho, mas padre para estar junto com vocês. Não venho para ser o centro das atenções, venho para aprender ainda mais a beleza do ministério a serviço da Igreja e do povo de Deus. Não trago ouro nem prata, mas o grande desejo de evangelizar e de lançar as redes onde a Igreja precisa ir, onde a Igreja precisa ouvir, onde a Igreja precisa ser samaritana. Que a minha presença no meio de vocês possa ser sinal do amor de Deus. Assim, meus irmãos, seremos sempre uma paróquia feliz, pois onde transborda o amor de Deus, transborda também a verdadeira alegria de Deus”, declarou Padre Reginaldo.

Com o término da missa, o novo pároco foi saudado e cumprimentado pelos fiéis presentes. Também houve o oferecimento de um delicioso jantar pelos leigos da “ParFátima” no pátio do Centro de Pastoral Geraldo Martins Paiva (ao lado da Igreja Paroquial).

Os agentes de pastoral da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foram solidários e caridosos, mobilizando-se para acolherem todos os irmãos de outras paróquias e localidades. Houve inúmeras doações de alimentos, além da disposição generosa para mais amar e servir a todos.

Desejamos que o Padre Reginaldo siga atento à Palavra do Criador, “lançando as redes” (Lucas 5,5b) no seu paroquiato em Viçosa, de modo a conseguir atingir águas mais profundas. Que o Espírito Santo lhe conceda coragem e ânimo para permanecer nesse itinerário de vida e santidade!

A missa foi transmitida pela “Pascom Parfátima” ao vivo e pode ser assistida em:

Texto e fotos: Pascom Parfátima