segunda-feira

, 11 de dezembro de 2023

Padre Róbson é apresentado como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta

03 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Com a Matriz lotada de fiéis, leigos e religiosos, na noite de terça-feira, 31 de janeiro, o Padre Róbson da Cunha Chagas foi empossado como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG). 

A celebração foi presidida pelo Pároco da Paróquia São Pedro, em Ponte Nova (MG), e Vigário Episcopal da Região Mariana Leste, Padre Luiz Paixão, nomeado pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, para conduzir a Santa Missa de acolhimento. 

Ainda, estiveram presentes na apresentação fiéis das paróquias Nossa Senhora dos Remédios e Santa Rita de Cássia, em Viçosa, amigos e familiares do presbítero, bem como três sacerdotes colegas de turma: Johny Sales, Pedro Hugo Talin e Padre Wesley Pires. Também marcaram presença os padres Wantuil Gonzaga Junior, Amauri Eustáquio, João Ferreira, Geraldo Sousa, Joaquim Paes, Paulo Nobre, Paulo Dione, Carlos Heitor, José Raimundo e Vicente Silva.

No início da cerimônia, o Padre Luiz da Paixão Rodrigues relembrou a trajetória de seminarista do Padre Róbson e destacou a alegria de recebê-lo como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta.

“Em 2014, estava trabalhando no Seminário de Mariana e tive a alegria de acolhê-lo no início da sua caminhada no discernimento vocacional. Ao longo da sua formação, nós fomos acompanhando o seu desenvolvimento religioso. Hoje, o Padre Róbson chega para assumir essa nova função. Tendo feito essa caminhada de formação e finalizando o seu curso no seminário, ele teve a oportunidade de fazer a experiência da Pastoral com o Padre Wantuil Gonzaga. Padre Róbson, seja bem-vindo. É uma alegria muito grande acolhê-lo sabendo que esta paróquia já tem uma história bonita e você está entrando e encontrando um povo de fé, comprometido com o Evangelho, pessoas que acreditam no projeto de Cristo e que estão para caminhar com você”, disse o Padre Luiz Paixão. 

Em seguida, foi realizada a leitura do decreto de provisão de nomeação do Administrador Paroquial. Na oportunidade, o Padre Róbson também fez a profissão de fé e realizou a leitura do Evangelho (Mc 5, 21-43), “Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: ‘Não tenhas medo. Basta ter fé!’”, após ter recebido o Livro dos Evangelhos. 

Padre Róbson com os colegas de turma.

Logo depois, o Padre Róbson foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Arcebispo Metropolitano e cuidar, com zelo, da paróquia que lhe foi entregue. 

Ordenado presbítero em 19 de novembro de 2022, Padre Róbson compartilhou sobre como recebeu a notícia de sua nomeação para administrar a paróquia de São Miguel do Anta. “Acolhi a nomeação como administrador desta paróquia com alegria, esperança e amor filial. Não esperava assumir uma paróquia desde já, mas sei que se Deus confia esta missão é porque estará à frente contanto com meu auxílio. Coloco-me à disposição e sirvo com muita alegria e desejo de dar continuidade à missão de Jesus. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é dinâmica, tem excelentes lideranças, possui uma rica caminhada e fecundo legado dos padres que por aqui passaram. Senti-me muito bem acolhido na forania de Viçosa e isso me tranquiliza também, pois sei que vou poder contar com a ajuda dos irmãos do presbitério desta forania e região. Pretendo caminhar em comunhão com a nossa Igreja Particular, assumindo efetiva e afetivamente toda caminhada eclesial”, disse.

Por fim, o novo Administrador Paroquial comentou sobre as dificuldades ao chegar em uma nova paróquia. “Assumir uma nova função ou mudar de lugar traz sempre desafios, que vão desde a adaptação física até ao jeito de ser da comunidade. Contudo, fomos muito bem formados no Seminário e saber que podemos contar com os irmãos do presbitério se torna o caminho ideal para poder superar esses desafios. Nada é difícil quando vivido em comunhão e na caridade pastoral”, ponderou.

Fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG)