terça-feira

, 19 de novembro de 2024

Padre Rodrigo Marcos é recebido com festa em Desterro do Melo

18 de novembro de 2024 Arquidiocese

Com imensa alegria e emoção a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro recebeu, de volta, o Padre Rodrigo Marcos Ferreira, no dia 8 de novembro, após ele se afastar por quatro meses para cuidar de sua saúde. E como ele completou nove anos de ordenação presbiteral, no dia 7 de novembro, aproveitou a oportunidade para comemorar a data junto à comunidade, que festejou intensamente e com muita festa.

As comemorações iniciaram-se no dia 8, quando a cidade de Desterro do Melo, situada na Região Pastoral Mariana Sul, organizou-se para receber Padre Rodrigo ainda na entrada da cidade. Os fiéis e amigos formaram uma grande carreata seguindo, euforicamente, até a Igreja Matriz, onde jovens do EJC, EAC, Acampamento Maanaim o aguardavam ansiosos com um sonoro “Bem-vindo, Padre Rodrigo!”

Já no interior da igreja, os fiéis o aclamaram, e ele retribuiu agradecendo a todos, enfatizando sua devoção, fé e gratidão. “É um sentimento de muita gratidão a Deus, porque tudo o que acontece na nossa vida, acontece em seu infinito amor e tudo com a permissão da sua graça. Muito feliz em voltar a minha paróquia, achar um povo que me traz no coração e que me realiza enquanto sacerdote. E não poderia haver um dia mais bonito, celebrar nove anos de Padre e voltar depois dessa temporada de cuidados com a saúde. Poder rever a todos, matar a saudade e confirmar o amor de Deus na vida da nossa comunidade. Muito obrigado!”, recorda Padre Rodrigo.

Em seguida, houve a meditação do Terço Mariano, a oração à padroeira da cidade e o cântico de Consagração à Nossa Senhora, finalizando com Entronização do Santíssimo Sacramento, adoração e benção.

Já no dia 9, Padre Rodrigo recebeu vários irmãos do presbitério, e, juntos, celebraram a Santa Missa em Ação de Graças pela recuperação de sua saúde e pelo seu aniversário de nove anos de ordenação sacerdotal. Ao todo 25 membros do Clero da Arquidiocese estiveram presentes na comemoração e apoio ao retorno do pároco às suas atividades normais.

Durante a Missa, em sua homilia, Padre Leonardo Sérgio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos (MG), destacou o exemplo de superação e a vivência extrema da fé de Padre Rodrigo. “Estamos aqui celebrando os nove anos de ordenação de um padre que tem vivido ao extremo esta realidade de ser semelhante a Cristo, na vida e na dor. Há cinco anos, Padre Rodrigo, tem enfrentado o calvário da doença. E ninguém pode imaginar o quanto ele tem sofrido. Podemos supor e acompanhar, mas não sentir tudo o que isso é. Nesta situação, olhamos para ele e vemos um sacerdote feliz, sorridente e cheio de esperança,” destaca Padre Leonardo.

Após a Celebração Eucarística, fiéis e amigos participaram do “Arraiá do Vigário”. A animação e a alegria abrilhantaram as divertidas danças comemorativas, com apresentações musicais e quermesse paroquial. No dia 10, ainda no ritmo de agradecimento, a Santa Missa teve a participação do Coro e Orquestra Dom Oscar, de Ouro Preto (MG).

As manifestações de carinho, união e fé vieram das diversas comunidades locais, manifestando o sentimento de vitória e esperança.  Uma esperança que representa mais do que o retorno de um padre, mas vista nos olhos de cada fiel que estava presente durante os dias comemorativos, agradecendo e acreditando que a fé supera limites.

Confira os depoimentos de amigos e paroquianos a respeito do Padre Rodrigo.

“Durante seu convívio comigo, em Alfredo Vasconcelos cheguei a me questionar o porquê e de onde vinha tal estado de ânimo que sempre observamos em padre Rodrigo. A resposta veio pela convivência, sobretudo nestes dias de sua estadia comigo, em Alfredo Vasconcelos. Inúmeras vezes – para não dizer o dia inteiro – padre Rodrigo estava cantarolando a mesma música.
Admito, eu não a conhecia. Mas sempre o escutava cantarolando. Até que resolvi perguntar que música era aquela. Assim, ele me disse: ‘É uma música da Comunidade Colo de Deus. Eu desci para a cirurgia cantando essa música, sem saber o que iria acontecer comigo. Desde lá, ela não sai da minha cabeça’.
É uma canção de letra simples, mas que traduz as mais profundas palavras de toda a Sagrada Escritura, contidas em alguns salmos, e que traduz a síntese da fé concreta do povo de Deus. Assim tem cantado o padre Rodrigo: “O Senhor é bom. Eterna é a sua misericórdia!”. Com certeza, assim como padre Rodrigo, são muitos os que já fizeram essa jaculatória: ‘O Senhor é bom. Eterna é a sua misericórdia!’ Entendi tudo! Descobri de onde vem seu ânimo, de onde vem a sua alegria, o seu desejo de viver. Não vem de uma certeza humana. Não vem da ciência e nem das técnicas da medicina. Não vem de intuições ou pensamentos positivos. Vem da fé em Deus, da certeza de que Ele é bom e misericordioso. Afinal de contas, qual é a nossa única esperança? Qual a nossa única confiança? Qual a nossa única firmeza? Sem dúvidas é a Misericórdia de Deus” – Padre Leonardo Sérgio, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos (MG).

“Padre Rodrigo é um milagre vivo diante de nossos olhos. O coração transborda gratidão ao céu pela restauração de sua saúde e retorno ao nosso convívio” – Juliana Campos Martins, paroquiana de Desterro do Melo.

“A expectativa em recebê-lo, novamente, em nossa paróquia, depois de tudo que ele tem passado, é muito grande. Ansiedade e entusiasmo tomaram conta.  Padre Rodrigo é o Pastor que apascenta as suas ovelhas de maneira indecifrável. Quando estou perto dele, sinto-me como se estivesse diante do próprio Cristo. Sei que serão muitos os desafios para Padre Rodrigo, mas ele não está sozinho, terá sempre o nosso apoio, carinho, cuidado e atenção que ele sempre teve e tem conosco. Gratidão por tudo!” – Maria Cláudia Ferreira de Melo, secretária paroquial.

Que Deus abençoe Padre Rodrigo em seu retorno ao cotidiano paroquial. Que sua vida sacerdotal seja comemorada por longos anos.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Fotos: Pascom/Paróquia Nossa Senhora do Desterro

Agenda