sábado

, 20 de abril de 2024

Padre Rodrigo Marcos festeja seus oito anos de ordenação sacerdotal

13 de novembro de 2023 Arquidiocese

No último dia 7 de novembro, o Padre Rodrigo Marcos presidiu na Matriz de Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo (MG), a Eucaristia pelos seus oito anos de Ministério Sacerdotal. A comunidade católica melense esteve presente em grande número de fiéis para agradecer a vida e a missão de seu pastor.

“Bendito seja Deus pelo dom da vocação! Meu coração rende louvores a Deus por todos os benefícios que Ele fez e faz em minha vida. Agradeço ao Senhor, porque mesmo diante de tantas tribulações vividas até aqui, a Graça dele não me faltou. Quantos desertos, lágrimas e incertezas, aqui estou. E claro, maiores as alegrias. Agradeço pela graça que ele tem me dado de viver inúmeras formas do cuidado dele comigo”, ressaltou o Pároco.

A celebração contou com a presença de alguns sacerdotes junto da comunidade e amigos oriundos de outras comunidades por onde Padre Rodrigo já passou.

Os paroquianos deram depoimentos sobre Padre Rodrigo nesta caminhada sacerdotal, ressaltando seu legado de humildade e fé:

Caique Oliveira:

“Padre Rodrigo foi um frescor espiritual para todos nós. Jovem, com pensamentos ativos, de saída, consegue nos conectar cada vez mais com a doutrina católica. Estamos sendo catequizados cada vez mais e isso fortifica nossa fé. Somos muito felizes por tê-lo em Desterro do Melo”.

 

 Maria Célia da Mota Mendes Silva

“Falar do Padre Rodrigo [é uma] tarefa fácil e difícil ao mesmo tempo.

Sempre dinâmico, proativo, zeloso, organizado e muito firme em suas decisões. Coloca tudo no papel, planeja, conversa com a comunidade, pede apoio e põe em prática, realiza tudo da melhor forma possível e claro, incentiva, motiva, dando tarefas para todos. Ensina e vai junto com as equipes.

Nesse pouco tempo que temos a graça de tê-lo como Pastor, podemos ver e sentir o progresso da comunidade, o entusiasmo com os trabalhos pastorais e também nas melhorias materiais em nossa paróquia. Às vezes penso que não merecemos um padre tão dedicado, entusiasmado e pronto para enfrentar os desafios a ele impostos. Penso também que temos que fazer por merecer, mas às vezes não conseguimos responder à altura e mesmo assim seguimos ajudando em todos os projetos que ele propõe.

Ele ensina e corrige com a pedagogia do Mestre Jesus, com sabedoria e autoridade de Pastor. Está sempre atento aos clamores dos paroquianos, extremamente carinhoso, altruísta, solidário. Inúmeras palavras o definem como ‘ser humano’ que é com as melhores virtudes, mas aqui destaco a palavra que ele sempre diz ‘gratidão’, porque em tudo ele dá graças a Deus, por menor que seja a atitude, o acontecimento, ele sempre agradece, nunca o vi reclamando ou lamuriando por algo que não saiu como esperado.

Louvado seja Deus pela vida do Padre Rodrigo”.

 

Maria Cláudia:

“Padre Rodrigo é esperança para todos nós. É exemplo de fé, devoção, dedicação e compromisso com a obra de Deus e de Nossa Senhora. Tudo que faz é por amor. Um verdadeiro pastor, misericordioso, que apascenta o seu rebanho, nos chamando a viver a santidade. Seu testemunho, suas palavras e seu exemplo nos levam para perto de Deus, seguindo os passos de Jesus. Nos ensina a cada dia a compreensão do real sentido da vida, servir e amar: ver Cristo no outro. Motivação e inspiração para seguir o caminho do Calvário rumo ao céu. Gratidão é pouco para expressarmos o sentido da sua presença em nosso meio. Estar perto de Padre Rodrigo é sentir a presença de Deus em suas palavras, no seu acolhimento, nos seus ensinamentos. Que Maria, mãe da Igreja, plano no Espírito Santo o impulsione cada vez a assumir com amor e alegria sua vida sacerdotal”.

Texto e fotos: Pascom Paróquia de Nossa Senhora do Desterro

Agenda