Padre Rosemar Marcos Condé, continuará os seus estudos da área de teologia, em Belo Horizonte (MG), a partir de deste ano. A pedido do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, ele fará o curso de Mestrado em Teologia Sistemática, na área de Antropologia Teológica, na Faculdade dos Jesuítas (FAJE).
Padre Rosemar conversou com o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) e contou como foi receber o convite para continuar os seus estudos, a fim de ajudar na formação dos seminaristas da Arquidiocese. Confira:
Dacom: Padre Rosemar, conte-nos como foi que recebeu o convite para dar continuidade aos seus estudos?
Padre Rosemar: Diante da necessidade da Arquidiocese em poder contar com sacerdotes que atuem no Seminário como professores, foram sugeridos alguns nomes para ajudar nesta área. Dentre esses nomes, o meu estava. Para isso seria preciso complementar os estudos, fazendo assim, o mestrado. Recebi o convite com alegria e consciente da responsabilidade desta missão em contribuir na formação dos futuros sacerdotes de nossa Arquidiocese.
Dacom: A Arquidiocese de Mariana sempre se preocupou muito com a formação de seus sacerdotes. O envio do senhor dá continuidade ao investimento na formação que sempre foi marca do nosso Seminário. Qual importância de termos padres bem formados?
Padre Rosemar: Investir na formação do nosso clero é, sem dúvida, ter a esperança de uma evangelização efetiva, que responda aos anseios do tempo presente, e um comprometimento maior com a Igreja e com o Reino de Deus. Um sacerdote bem formado, não apenas intelectualmente, mas uma formação integral, é garantia de um pastoreio segundo o coração do Cristo, Bom Pastor.
Dacom: A sua especialização será em teologia sistemática, voltado para a antropologia teológica. Qual a importância dessa área?
Padre Rosemar: Certo de que “o mistério do homem só se torna verdadeiramente claro no mistério do Verbo Encarnado” (GS 22), o curso de Antropologia Teológica busca compreender o homem à luz da Revelação Cristã: Quem é o ser humano diante de Deus? O estudo reflete a grandeza do ser humano em ser imagem e semelhança de Deus, sua condição frágil de criatura, marcada pelo pecado, e sua necessidade de Redenção, em Jesus Cristo.
Natural da cidade de Senhora dos Remédios (MG), nascido no dia 7 de fevereiro de 1992, é o quinto filho de José de Oliveira Condé e Maria de Fátima Condé. Sua vocação surgiu no contexto familiar e comunitário.
Com os seus 11 anos, ao fazer a primeira comunhão eucarística, começou ajudar nos trabalhos da comunidade propostos pela catequese. Ajudava no coral, equipe de liturgia e demais atividades comunitárias.
Ao ser convidado para fazer o acompanhamento no Seminário São José, da Arquidiocese, iniciou o acompanhamento no ano de 2006, no Serviço de Animação Vocacional (SAV), e em 2007, no Grupo de Orientação Vocacional (GOV). Em 2008, mudou-se para Barbacena (MG), residindo na Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção, junto à Basílica de São José.
Em 2010, fez o Propedêutico na mesma cidade, na Paróquia do Bom Pastor. Nos anos de 2011 a 2013 cursou filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Mariana Dom Luciano Mendes de Almeida. Iniciou o curso de Teologia no ano de 2014, no Instituto de Teologia São José, concluindo-o em 2017.
Foi ordenado diácono no dia 24 de fevereiro de 2018, em Barbacena, na Basílica São José, juntamente com mais seis diáconos. Seu estágio diaconal foi exercido na Paróquia de São Sebastião, em Raul Soares (MG), nos últimos 7 meses.
Como sacerdote, foi vigário paroquial na Paróquia São Sebastião, em Raul Soares, de novembro de 2018 a outubro de 2021. Atendendo a solicitação do Arcebispo, foi nomeado Promotor Vocacional da Arquidiocese e diretor da Grupo de Orientação Vocacional, como membro do Conselho de Formadores, função exercida até o ano de 2024.
Em oração, toda Arquidiocese está torcendo pelo bom êxito de seus estudos e que, em breve, retorne trazendo mais conhecimentos para ajudar na formação do Seminário.
Foto: Caio Amora