domingo

, 19 de maio de 2024

Padre Valter Monteiro da Paixão é empossado pároco de Santana dos Montes e Joselândia

01 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Com alegria, as Paróquias Sant’Ana, em Santana dos Montes (MG), e São José, em Joselândia (MG), acolheram nesta segunda-feira, 30 de janeiro, o novo Pároco: Padre Valter Monteiro da Paixão. A Celebração Eucarística e o rito de posse canônica foram presididos pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 19h, na Igreja Matriz de Sant’Ana.

Após a saudação inicial, dando início ao rito de posse, foram lidos os documentos das nomeações do presbítero para as duas paróquias. Em seguida, diante dos fiéis, sacerdotes, diácono e seminaristas presentes, o novo Pároco realizou a sua profissão de fé e comprometeu-se, seguindo a disciplina da Igreja, a trabalhar em prol das paróquias de Santana dos Montes e Joselândia.

Durante a homilia, Dom Airton ressaltou que a Liturgia da Palavra, na Santa Missa, inspira a compreensão da vontade de Deus. “A Sagrada Escritura é para isso: a carta de Deus para o nosso coração, para nos ajudar em três coisas pelo menos: para nos dar forças para vencermos o mal, abrir o horizonte da nossa compreensão para enxergarmos bem o caminho por onde andar, e, por fim, fazer compreender o centro da nossa fé, da nossa esperança, que é Jesus Cristo, Nosso Senhor. É isso que nós ouvimos na Palavra de Deus, sempre. Os textos mudam, mas esse é o centro”, salientou.

Continuando a sua reflexão, o Arcebispo Metropolitano de Mariana ainda explicou o significado da expressão “comunidade de fé”, pontuando que não é um local, mas uma forma de organização importante para a propagação do Evangelho, de modo que ele chegue a muitas pessoas.

“O Pároco é o pastor próprio daquela comunidade de fé. Jesus Cristo age na sua pessoa e, por isso, antes de assumir um compromisso, ele faz diante da Igreja e do povo reunido a profissão de fé. Essa é a nossa fé católica e ele deve proteger, anunciar, continuar esse caminho e não permitir que essa fé católica seja deixada de lado. Ele tem a obrigação, a responsabilidade e o compromisso diante de Deus a continuar anunciando essa mesma fé”, enfatizou Dom Airton.

Ao final da Santa Missa, Padre Valter foi acolhido pelos paroquianos locais e recebeu homenagens, quando foram recordadas todas as paróquias nas quais o presbítero já atuou.

Homenagem recebida por Padre Valter.

Para o sacerdote, que tem 23 anos de ministério ordenado, cada paróquia é um novo desafio. “Então, a responsabilidade nossa nas paróquias primeiro é conhecer a realidade, tentar trabalhar um pouco a questão da inculturação, como nos fala o Documento de Puebla, de Santo Domingo. Depois que a gente conhece um pouco da cultura, do jeito do povo, tenta trabalhar a proposta do Papa Francisco com relação ao caminho da sinodalidade. Ou seja, que nós sejamos uma Igreja de comunhão, de participação e missão”, disse Padre Valter.

“A grande preocupação é deixar com que o Espírito Santo nos ilumine a fim de que Ele opere trabalhos e transformações nos corações das pessoas que foram confiadas ao sacerdote, ao pároco. Aí, vamos conduzindo a comunidade à luz do Espírito Santo, alimentados pela palavra, pela Eucaristia, a fim de que sejamos uma Igreja solidária, uma Igreja irmã, uma Igreja família, Povo de Deus. Essa é a proposta. E nessa Igreja Família, Povo de Deus, é necessário que nós tenhamos em vista a pluralidade. Quando nós reconhecemos a pluralidade, na singularidade de cada um, nós conseguimos viver a proposta da inclusão. Nós devemos ser uma Igreja que inclua e não que exclua. E isso deve começar por nós, sacerdotes, em nosso meio”, complementou o novo pároco.

Por fim, Padre Valter falou sobre sua expectativa para o paroquiato na cidade de Santana dos Montes e no distrito de Joselândia. “Espero que seja um trabalho de inclusão e que nós possamos sempre levantar a autoestima deste povo que me é confiado, a fim de que nós possamos fazer um bom trabalho de crescimento espiritual e pastoral nessa pequena porção do Povo de Deus a mim confiada”, ponderou.

Fotos: Paróquia Sant’Ana, em Santana dos Montes

Agenda