segunda-feira

, 22 de julho de 2024

Padres Alex e Jorge Tanus são acolhidos na Paróquia Sant’Ana, em Jequeri

20 de março de 2024 Arquidiocese

Na segunda-feira, 18 de março, o Padre Alex Martins de Freitas tomou posse como o novo pároco da Paróquia Sant’Ana, em Jequeri (MG). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com uma grande presença do clero e de fiéis da comunidade local e demais paróquias onde o sacerdote já atuou.

À ocasião, aconteceu também a apresentação do Padre Jorge Henrique Abreu Tanus, CP como novo vigário paroquial. O religioso passionista, como é popularmente chamada a Congregação da Paixão de Jesus Cristo, está fazendo um período de experiência na Arquidiocese de Mariana, visando a incardinação no clero marianense.

Durante a missa, foram realizados os ritos de posse canônica, sendo iniciado pela leitura do documento de nomeação dos sacerdotes. Padre Alex jurou fidelidade e obediência à Igreja Católica e comprometeu-se a seguir a sua doutrina, exercendo um magistério autêntico.

Padre Alex é o novo pároco de Jequeri.

Em sua homilia, Dom Airton destacou a importância de um sacerdote no meio do povo. “Hoje esta paróquia celebra, com alegria, na Quaresma, a vinda desses nossos dois irmãos [Padre Alex e Padre Jorge]. O pároco na paróquia tem uma missão específica. É ele o pastor próprio da paróquia, é ele que está em nome da Igreja para ser esse pastor. É ele que está no meio do povo para exercer no meio dos fiéis o múnus de Cristo: de ensinar, santificar e governar o povo de Deus”, disse.

Padre Alex, que estava em missão desde 2021 na Arquidiocese de Porto Velho (RO), retorna agora para a Arquidiocese de Mariana assumindo a função de pároco. Por sua vez, o antigo pároco, Padre João Paulo da Silva, foi enviado em missão, em março deste ano, à Arquidiocese de Porto Velho.

Padres Alex e Jorge Tanus foram acolhidos no dia 18 de março.

Ao final da missa, o novo pároco fez seus agradecimentos aos presentes e a Dom Airton pela confiança nesse novo ofício.

“Agradeço a Dom Airton pela confiança depositada. Sabemos que é uma paróquia com grande desafio, mas com um povo generoso e disposto a trabalhar pelo bem. Agradeço aos colegas padres que se dispuseram a estarem com a gente hoje. […] Agradeço a todo Conselho Paroquial de Pastoral aqui da nossa Paróquia Sant’Ana de Jequeri, as comunidades que estão aqui representadas e aos fiéis da quase paróquia de São Sebastião do Grota”.

Ainda em sua fala, o sacerdote ressaltou a insuficiência de dois padres para uma paróquia do tamanho da de Jequeri e pediu a comunidade que rezasse para despertar as vocações sacerdotais nos meninos do território da Arquidiocese.

Integrantes do clero marianense estiveram presentes.

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Sant’Ana, em Jequeri