Cerca de 50 padres da Arquidiocese de Mariana participam nesta semana, dos dias 5 a 9 de fevereiro, da primeira turma do Retiro Anual do Clero. Realizado na Fazenda Borda do Campo, no município de Antônio Carlos (MG), o encontro está sendo pregado pelo Formador do Seminário São José, Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis.
O momento de espiritualidade começou com a acolhida do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que desejou aos participantes um bom encontro.
Iniciando o Retiro de Espiritualidade do Clero, Monsenhor Celso motivou aos presbíteros a se colocarem em oração, destacando os três fundamentos de um retiro:
Em seguida, ele apresentou algumas pistas, a partir da Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024, a fim de ajudar na oração. Na mensagem, o Santo Padre convida cada um a ir ao deserto, um lugar de aprendizagem e de liberdade.
O povo para ser livre não bastou sair do Egito, mas aderir aos mandamentos de Deus, pois a lei indica o caminho para a liberdade. Para isso, o Papa Francisco indicou alguns passos: ver a realidade, ouvir o clamor do povo, lutar contra a idolatria, agir e, ao mesmo tempo, parar na presença de Deus.
O primeiro dia do retiro ainda teve a celebração eucarística presidida por Dom Airton e foi concluído com o momento mariano.
O Retiro do Clero segue até esta sexta-feira, dia 9, sendo encerrado com o almoço.
Leia a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024 aqui
Com informações e fotos do Padre Robson da Cunha Chagas