segunda-feira

, 04 de março de 2024

Padres da Arquidiocese de Mariana participam de Retiro Espiritual em Antônio Carlos

07 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

Cerca de 50 padres da Arquidiocese de Mariana participam nesta semana, dos dias 5 a 9 de fevereiro, da primeira turma do Retiro Anual do Clero. Realizado na Fazenda Borda do Campo, no município de Antônio Carlos (MG), o encontro está sendo pregado pelo Formador do Seminário São José, Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis.

O momento de espiritualidade começou com a acolhida do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que desejou aos participantes um bom encontro.

Iniciando o Retiro de Espiritualidade do Clero, Monsenhor Celso motivou aos presbíteros a se colocarem em oração, destacando os três fundamentos de um retiro:

  • Experiência de Deus;
  • Revisão de vida;
  • Busca de discernimento.

Em seguida, ele apresentou algumas pistas, a partir da Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024, a fim de ajudar na oração. Na mensagem, o Santo Padre convida cada um a ir ao deserto, um lugar de aprendizagem e de liberdade.

O povo para ser livre não bastou sair do Egito, mas aderir aos mandamentos de Deus, pois a lei indica o caminho para a liberdade. Para isso, o Papa Francisco indicou alguns passos: ver a realidade, ouvir o clamor do povo, lutar contra a idolatria, agir e, ao mesmo tempo, parar na presença de Deus.

O primeiro dia do retiro ainda teve a celebração eucarística presidida por Dom Airton e foi concluído com o momento mariano.

O Retiro do Clero segue até esta sexta-feira, dia 9, sendo encerrado com o almoço.

Leia a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024 aqui

Com informações e fotos do Padre Robson da Cunha Chagas

Agenda