domingo

, 16 de junho de 2024

Padres da Arquidiocese de Mariana participam do Encontro dos Presbíteros do Regional Leste 2

01 de setembro de 2022 Arquidiocese

A Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) do Leste 2 promove entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro a Formação Permanente dos Presbíteros. O encontro está sendo realizado no hotel Fazenda Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG), e conta com a participação de oito sacerdotes da Arquidiocese de Mariana: Geraldo Barbosa, Joaquim Moreira Paes, João Batista Barbosa, José Afonso de Lemos, Luiz Faustino dos Santos, Luizmar Rocha da Silva, Márcio Henrique da Silva e Mauro Lúcio de Carvalho.

Refletindo sobre o tema “A dimensão ética e moral no Ministério”, o evento, em unidade com a Igreja no Brasil, tem como objetivo oferecer a formação continuada dos padres. Para isso, a programação do evento inclui uma série de atividades como exposição do tema, com a ressonância do assunto e partilha das perguntas e comentários (fila do povo), debates, celebração da Santa Missa e momentos de confraternização e lazer. Já a assessoria é do sacerdote colombiano, naturalizado brasileiro e integrante do Clero de Londrina (PR), Padre José Rafael Solano Duran.

De acordo com o Representante dos Presbíteros da Arquidiocese de Mariana, Padre Mauro Lúcio, a temática proposta para o encontro ajudar a buscar compreender o lugar do ministério sacerdotal na sociedade em época de mudanças. “A formação tem sido um tempo de olhar para nossas fragilidades e integra-las para o nosso bem, o bem do Evangelho e do Povo de Deus”, pondera.

Por sua vez, o Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Ibertioga (MG), Padre Márcio Henrique, destaca a importância de refletir sobre o tema na vocação presbiteral. “Pensar o ministério sacerdotal em chaves moral e ética faz com que este serviço eclesial seja cada vez mais amadurecido e compreendido em suas diversas dimensões. As reflexões sobre si revelam que o padre precisa e deve se abrir para um autoconhecimento, no horizonte de uma inteligência afetiva, humanizante e integral”, afirma.

Fotos: Pe. Mauro Lúcio