terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Padres e diáconos da Arquidiocese de Mariana se reúnem em retiro espiritual 

10 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Nesta semana, desde segunda-feira, dia 07 de fevereiro, está acontecendo o retiro do Clero da Arquidiocese de Mariana, em Borda do Campo, no município de Antônio Carlos (MG). O encontro, realizado todos os anos, é dividido em dois. Dessa forma, os padres puderam escolher participar agora ou aguardar até o retiro de julho, que será realizado do dia 4 ao dia 8, no Seminário de Teologia, em Mariana (MG).

No total, 45 padres e 2 diáconos estão participando deste momento de muita oração e espiritualidade. Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jeceaba (MG), padre Geraldo Francisco Leocádio, esta é uma das semanas mais importantes do ano. Estar neste ambiente com os irmãos de presbitério e diáconos, o faz se sentir renovado, transformado e abastecido.

“Para mim o retiro do clero é essencial para gente ter força, ter coragem, para ficar realmente alimentado e fortalecido na nossa caminhada sacerdotal. Essa semana de retiro é uma benção para nós. É justamente nesta semana que vamos nos preparar e realmente ficar abençoados para enfrentar as dificuldades durante do ano”, afirma ele.

Além dos participantes, o  Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, também está presente no encontro, mas como palestrante. Em sua primeira pregação, ele apresentou a todos os participantes o sentido do retiro. De acordo com ele é necessário deixar de lado as preocupações externas para se concentrar no objetivo com Deus, através do silêncio interior, das orações e da meditação da palavra. 

O retiro  segue até a próxima sexta-feira, 11 de fevereiro, com missas, pregações, orações individuais e comunitárias. 

 

Com informações e imagens: padre Edir Martins Moreira

Agenda