sexta-feira

, 12 de abril de 2024

Padres e diáconos da Região Mariana Sul participam de encontro

31 de outubro de 2022 Arquidiocese

A Região Mariana Sul realizou nos dias 24 e 25 de outubro o Encontro de Padres e Diáconos no Park Hotel Mantiqueira, em Barbacena (MG). Desde o início da pandemia de Covid-19, esta foi a primeira vez que o clero da região pode retomar esse tradicional evento de forma presencial.

O momento de reflexão e partilha do ministério Presbiteral contribuiu para um revigoramento da caminhada dos presentes. Ao todo foram 35 participantes, entre padres, diáconos permanentes e transitórios. Rever os irmãos, compartilhar seus anseios diante das dificuldades da caminhada, bem como as alegrias e conquistas, além de descontração foram os objetivos da reunião.

Organizado pelo Vigário Episcopal da Região Mariana Sul, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, e pelos Representantes dos Presbíteros da Região, Padre José Julião e Padre Apolo Guerra, o evento visou a união e partilha. À ocasião, foi apresentado também aos presentes, o documento final do Sínodo confeccionado pela Equipe Regional, possibilitando a discussão e análise de alguns pontos.

Outro assunto abordado foi a preparação para a Beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina, em 10 de dezembro, explanado pelo Vigário Geral para o Clero e Coordenador da cerimônia, Monsenhor Danival Milagres Coelho.

O Diácono Róbson da Cunha Chagas, atualmente na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG), destacou a importância destas reuniões celebrativas. “Pela primeira vez, pude participar do encontro de padres e diáconos. Foi uma experiência interessante e enriquecedora”, disse.

“O contato entre os padres, as partilhas e momentos de confraternização ajudam a situar na realidade e perceber que estamos em um mesmo corpo e que devemos cultivar sempre a fraternidade presbiteral. Além disso, momentos assim proporcionam o descanso necessário para o corpo e para a mente, atitude importante para a integração de todo o nosso ser. Para servirmos bem, devemos estar bem integrados”, pontuou o Diácono Róbson que será ordenado presbítero no próximo dia 19 de novembro.

O Vigário Forâneo da Forania de Barbacena e Pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Barbacena, Padre Valter Monteiro da Paixão, também exaltou como é significativo o encontro e a partilha com os irmãos. “O Encontro pra mim foi muito importante, especialmente, porque na Região Mariana Sul foi a primeira vez que participo desse encontro e não sabia que havia tanto envolvimento de padres e diáconos, embora tivéssemos sentido a falta de alguns que por algum motivo ou outro não compareceram. Mas o momento de convivência, de partilha do ministério, das conclusões da sinolidade da nossa Região, todos esses momentos foram positivos e importantes para nosso crescimento”, comentou.

Conforme Padre Valter Monteiro, o encontro foi para a descontração, não formação. “Um encontro onde pudemos descontrair, conversar entre nós e trazer um pouquinho de nossas alegrias, angustias e caminhada. Está de parabéns a equipe que preparou e deveriam haver mais momentos como esse”, ressaltou.

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Dores do Turvo (MG), Padre Jorge Nata da Mata, fez questão de participar desse momento e deixar sua impressão: “Fomos muito bem acolhidos pela equipe do Park Hotel Mantiqueira e pelos organizadores do encontro”, partilhou.

Complementando Padre Valter, Padre Jorge Nata enfatizou a importância desse momento de lazer para “conversar um pouco assuntos internos e partilhar um pouco a nossa vida”. “Nesse sentido, o primeiro momento de lazer é fundamental. No segundo momento, rezamos juntos e foram agendadas as atividades da Pastoral Presbiteral para o próximo ano”, comentou. Por fim, ele apontou como ponto negativo a ausência de alguns colegas do ministério ordenado. Encontros como esse ninguém deveria faltar, se possível até para sugerir ideias melhores”, salientou.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Padre Apolo Guerra

Agenda