sexta-feira

, 29 de março de 2024

Papa às Paulinas: é tempo de voltar ao essencial

08 de outubro de 2019 Igreja no Brasil

“Semear a Palavra, com a ‘fantasia’ da comunicação”. São palavras do Papa Francisco ao receber nesta sexta-feira (04) as religiosas do Instituto Pia Sociedade Filhas de São Paulo, as comunicadoras do Evangelho

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira (04) as participantes no 11º capítulo geral da Pia Sociedade Filhas de São Paulo.

Em seu discurso o Papa manifestou sua alegria em encontrar as religiosas vindas de cinco continentes. Ao falar sobre o tema do capítulo, “Levanta-te e encaminha-te, confiando na Promessa”, tema fortemente bíblico, recorda que a história da salvação é enraizada na disponibilidade em partir, não por iniciativa própria, mas como resposta ao chamado e na confiança da promessa.

Francisco fala às religiosas sobre “tempos delicados e duros” que a vida consagrada está atravessando, comparando-o ao inverno, “no qual é mais do nunca necessária a fé”. É uma situação na qual o “grande desafio, diz o Papa, é atravessar o inverno para reflorescer e trazer frutos”. Porque o inverno “não é um tempo estéril, mas um tempo propício que consente voltar ao essencial”.

“ Para que assim vocês possam reencontrar os elementos da profecia Paulina, redescobrir a peregrinação apostólica e missionária, que não pode faltar nas Filhas de São Paulo e assim abrir as periferias do pensamento e as periferias existenciais ”

O Papa continua encorajando:

“ Trata-se de partir pelos caminhos do mundo com um olhar contemplativo e pleno de empatia pelos homens e as mulheres do nosso tempo, famintos da Boa Nova do Evangelho ”

Porém adverte “Tudo isso é impossível sem a fé”: a fé de Abraão que acreditou, firme na esperança contra toda esperança; a fé de Maria, que mesmo sem compreender o mistério acredita e aceita; a fé de Pedro, que diz: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.

A este ponto o Papa estimula as religiosas: “Não se deixem bloquear pelo cansaço ou pela resignação. O caminho que percorrestes foi longo e frutuoso” e citando o Livro dos Reis conclui “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”. Alimentem com o pão da Palavra, indo em frente entre luzes e sombras do contexto cultural em que vivemos, fiéis à própria perspectiva de vocês, ou seja, sem um juízo moral a priori, mas na busca das oportunidades para semear a Palavra, com a ‘fantasia’ da comunicação. Interpretando a sede e a fome dos nossos contemporâneos: sede de Deus, fome de Evangelho.

Fonte: Vatican News

Agenda