domingo

, 16 de junho de 2024

Papa: com o testemunho e o anúncio do Evangelho participar da missão da Igreja

24 de outubro de 2022 Igreja no Mundo

Celebra-se neste domingo o Dia Mundial das Missões, que nos ajuda a viver o fato de a Igreja ser, por sua natureza, missionária. O tema “Sereis minhas testemunhas” (At 1, 8) foi apresentado pelo Papa na Mensagem divulgada em 6 de janeiro, Solenidade da Epifania. No Angelus deste domingo, 23 de outubro Francisco encorajou todos a apoiarem os missionários com a oração e a solidariedade concreta:

Celebra-se hoje o Dia Mundial das Missões, que tem como tema “Sereis minhas testemunhas”. É uma ocasião importante para despertar em todos os batizados o desejo de participar na missão universal da Igreja, mediante o testemunho e o anúncio do Evangelho. Encorajo todos a apoiarem os missionários com a oração e com a solidariedade concreta, para que possam continuar a obra de evangelização e promoção humana em todo o mundo.

O tema do Dia Mundial das Missões deste ano refere-se às palavras descritas nos Atos dos Apóstolos do último colóquio de Jesus ressuscitado com os seus discípulos, antes de subir ao Céu. Para ilustrar o tema, o Santo Padre se detém em três expressões-chave que resumem os três alicerces da vida e da missão dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”, “até aos confins do mundo” e “recebereis a força do Espírito Santo”.

Ao final da mensagem, o Papa afirmou continuar a sonhar “com uma Igreja toda missionária e uma nova estação da ação missionária das comunidades cristãs”, repetindo o desejo de Moisés para o povo de Deus em caminho: “Quem dera que todo o povo do Senhor profetizasse'”(Nm 11, 29)”.

 

Texto e foto: Vatican News