sexta-feira

, 29 de março de 2024

Papa escreve mensagem pelo dia de combate à violência contra idosos

15 de junho de 2021 Igreja no Brasil

Foto da capa: Imagem de Sabine van Erp por Pixabay

Em mensagem publicada em sua conta no Twitter nesta terça-feira (15), por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Papa Francisco afirmou que “onde não há honra pelos idosos não há porvir para os jovens.” A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006.

Violência contra a pessoa idosa no Brasil

Segundo dados do Disque 100, em 2019, as denúncias de violência contra pessoas idosas representavam 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico disponibilizado pelo governo federal, o que somava em torno de 48,5 mil registros. Em 2018, o serviço recebeu 37,4 mil denúncias de crimes contra idosos.

Já em 2020, com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19, o número observado em 2019 aumentou em 53%, passando para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registra mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso no Brasil.

O Estatuto do Idoso descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico como negligência e abandono. Muitos idosos, porém, não denunciam a violência sofrida por medo ou por vergonha, uma vez que, na maioria das vezes, as agressões ocorrem já há bastante tempo e dentro do próprio domicílio. Por isso, o número de denúncias feitas por meio do Disque 100 é subnotificado.

Canais de denúncia

O governo federal oferece os seguintes canais de denúncia:

  • Disque 100
  • Ligue 180
  • Mensagem pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008
  • Telegram, no canal “Direitoshumanosbrasilbot”
  • Site da Ouvidoria do Ministério
  • Aplicativo “Direitos Humanos Brasil” (para iOS e Android)

Com informações da Agência Brasil

Agenda