terça-feira

, 16 de julho de 2024

Papa Francisco anuncia a realização da primeira Jornada Mundial das Crianças

12 de dezembro de 2023 Igreja no Mundo

O Papa durante o evento “As crianças encontram o Papa” em 6 de novembro. 

No final do Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, na sexta-feira, 8 de dezembro, o Papa Francisco anunciou a realização da primeira edição Jornada Mundial das Crianças (JMC). Promovida pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, nos dias 25 e 26 de maio de 2024, em Roma, o evento seguirá a mesma linha da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A ação responde à pergunta: que tipo de mundo queremos transmitir às crianças que estão crescendo? Como Jesus, queremos colocar as crianças no centro e cuidar delas.

Promoção do Dicastério para a Cultura e a Educação

O evento, que contará com a presença de milhares de meninos e meninas de todo o mundo em Roma, é promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, que já havia oferecido seu apoio ao evento de 6 de novembro, “Aprendamos com as crianças”, no qual o Papa esteve rodeado por 7.500 crianças dos cinco continentes na Sala Paulo VI. Um grande encontro com música e testemunhos que foi um prelúdio para o que será a JMC do próximo ano em Roma.

A proposta do pequeno Alessandro

A ideia de uma Jornada inteiramente dedicada aos mais pequeninos havia sido proposta ao Papa em julho por uma criança, Alessandro, de 9 anos, por ocasião do Popecast, o segundo podcast feito pela mídia vaticana com Francisco em vista da JMJ de Lisboa. “Gostei muito!”, respondeu o Papa ao ouvir a mensagem de voz. “Podemos fazer com que seja organizado pelos avós. Uma boa ideia. Vou pensar sobre isso e ver como fazer”.

Texto: Vatican News

Foto: Vatican Media