sábado

, 21 de dezembro de 2024

Papa Francisco comemora seu aniversário natalício de 88 anos

17 de dezembro de 2024 Igreja no Mundo

Papa com o bolo de aniversário que lhe foi oferecido pela vaticanista, Valentina Alazraki, em nome de todos os jornalistas. Foto: Vatican Media. 

Restando apenas uma semana para a abertura do Jubileu da Esperança, o Papa Francisco celebra seus 88 anos, nesta terça-feira, 17 de dezembro. No dia 13, do mesmo mês, o Santo Padre completou 55 anos de sacerdócio, com homenagens rendidas a ele, ao redor de todo o mundo.

No dia 13 de março de 2013, o Cardeal Bergoglio se tornou o primeiro de muitas coisas ao se tornar o Sumo Pontífice, como o primeiro Papa que não tem origem europeia, primeiro jesuíta, primeiro a usar o nome Francisco, primeiro do hemisfério sul e primeiro Papa jesuíta.

Papa Francisco discursando para a multidão no Vaticano após seu conclave, em 2013.

Nascido no ano de 1936, natural de Buenos Aires, filho de emigrantes, seu pai trabalhava como contabilista e sua mãe cuidava dos filhos e da casa. Após trabalhar como técnico químico, escolheu seguir no caminho do sacerdócio, entrando no Seminário de Villa Devoto.

Cinquenta e cinco anos de sacerdócio

Ordenado em 13 de dezembro de 1969, pelas mãos do então Arcebispo de Córdoba, Ramón José Castellano, Jorge Mario Bergoglio recebeu o Sacramento da Ordem apenas quatro dias antes de seu aniversário de 33 anos.

Sua vocação remonta a 21 de setembro de 1953, memória de São Mateus. Durante uma confissão teve uma profunda experiência da misericórdia de Deus. Foi uma alegria imensa que o levou a tomar uma decisão “para sempre” tornar-se sacerdote.

Pequena comemoração

No último domingo, 15 de dezembro, voltando de uma viagem realizada a Ajácio, os jornalistas da Aigav, a Associação de jornalistas credenciados no Vaticano, presentearam o Papa Francisco com um bolo, promovendo um momento comemorativo no avião.

Papa durante a missa celebrada na Praça de Austerlitz, em Ajácio, Córsega. Foto: Vatican News.

Ao entregá-lo ao Papa, em meio ao coro de “Parabéns” entoado por seus colegas franceses, estava a jornalista mexicana Valentina Alazraki, a decana dos jornalistas do Vaticano, correspondente histórica da Televisa Univision e recém-eleita presidente da Aigav, com 161 viagens acompanhando um Pontífice em seu currículo. “Todos os jornalistas lhe desejam felicidades”, disse Alazraki, entregando o presente.

Com informações de Vatican News