sábado

, 20 de abril de 2024

Papa Francisco divulga mensagem para a primeira Jornada Mundial das Crianças

12 de março de 2024 Igreja no Mundo

Foi publicada em 2 de março, a mensagem do Papa Francisco para a 1ª Jornada Mundial das Crianças, que será celebrada nos dias 25 e 26 de maio próximo, em Roma. Na sua mensagem para a 1ª Jornada Mundial das Crianças, o Santo Padre dirige-se antes de mais, a cada um pessoalmente: “a ti, querida menina, a ti, querido menino, porque sois preciosos aos olhos de Deus, como nos ensina a Bíblia (cf. Is 43, 4) e tantas vezes o demonstrou Jesus”.

“Ao mesmo tempo, a mensagem é enviada a todos, porque todos sois importantes e, juntos – os de perto e os de longe –, manifestais o desejo que há em cada um de nós de crescer e se renovar. Lembrais-nos que somos, todos, filhos e irmãos e ninguém pode existir sem uma pessoa que o traga ao mundo, nem crescer sem ter outros a quem dar amor e de quem receber amor” (cf. Francisco, Carta enc. Fratelli tutti, 95), diz o Pontífice.

No texto, o Papa pede às crianças que não se esqueçam de serem felizes e afirma que o verdadeiro segredo para a felicidade é a oração.

“Quero agora confiar-vos um segredo importante: para sermos verdadeiramente felizes, é preciso rezar, rezar muito, todos os dias, porque a oração liga-nos diretamente a Deus, enche-nos o coração de luz e calor e ajuda-nos a fazer tudo com confiança e serenidade. Também Jesus sempre rezava ao Pai. Sabeis como Lhe chamava? Na sua língua, chamava-Lhe simplesmente Abbá, que significa Papá (cf. Mc 14, 36). Façamo-lo também nós! Senti-Lo-emos sempre perto de nós”, afirma. Leia a mensagem na íntegra AQUI

Apresentação do evento

Também no início deste mês, foi apresentado o evento. Realizada pela primeira vez, a Jornada Mundial das Crianças acontece nos dias 25 e 26 de maio, em Roma. Segundo o Coordenador do evento, Padre Enzo Fortunato, até o dia 2 de março, mais de 57 mil adesões haviam sido recebidas. A expectativa é de 100 mil presenças, sendo que até o momento crianças de 60 países participarão, como Afeganistão, a República Democrática do Congo, a Etiópia, a Eritreia e a Síria.

Um evento aberto

A Jornada Mundial das Crianças, explica Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant’Egidio, que, juntamente com a cooperativa Auxilium, ajudou a organizar a Jornada com o Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, “será um evento aberto e não fechado” e não apenas crianças cristãs, mas crianças de outras religiões estarão presentes. “Todas as crianças devem ser incluídas, especialmente as mais vulneráveis e as vítimas da guerra”, reitera Impagliazzo. O objetivo, na verdade, “é dar esperança a este mundo”.

O programa da JMC

A Jornada Mundial das Crianças terá início no sábado, 25 de maio, no Estádio Olímpico, das 15h às 18h (hora local). Nas primeiras duas horas, haverá muitos testemunhos e artistas de todo o mundo. Haverá padres de Buenos Aires e Ibrahima Balde, o jovem migrante que é o autor do livro “Little Brother” (Pequeno Irmão), mencionado com frequência pelo Papa. Entre os artistas italianos, confirmou o coordenador adjunto Aldo Cagnoli, estarão o ator Lino Banfi, o apresentador Carlo Conti e os cantores Gianni Morandi e Mr Rain.

No domingo, 26 de maio, o encontro será na Praça São Pedro, onde, às 10h30, (hora local) o Papa Francisco presidirá a Santa Missa.

Leia a mensagem na íntegra AQUI

Texto: Com informações do Vatican News

Foto: Vatican Media

Agenda