quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Papa Francisco manifesta proximidade às pessoas atingidas pelas fortes chuvas no Brasil

17 de janeiro de 2022 Igreja no Brasil

O Papa Francisco dirigiu uma mensagem ao Brasil após a oração do Angelus de domingo, 16 de janeiro. Ele lembrou das pessoas que sofrem as consequências das chuvas em diferentes regiões do país.

“Expresso a minha proximidade às pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações nas várias regiões do Brasil nas últimas semanas. Rezo em particular pelas vítimas e os seus familiares, e por aqueles que perderam a casa. Que Deus apoie os esforços de quantos estão a levar socorros”, disse o Papa.

A oração de Francisco ilumina a difícil situação do Brasil, onde a emergência nos dez Estados atingidos pelas chuvas e inundações continua elevada (durante e no pós-inundações), particularmente nos Estados da Bahia e Minas Gerais, nos quais já morreram 50 pessoas. As consequências para a população têm sido desastrosas, com a perda de casas, escolas e infraestrutura.

Entre as localidades afetadas está Brumadinho, em Minas Gerais, onde o rompimento da barragem em 25 de janeiro de 2019 havia causado 270 mortes. Há também temores de rompimento de 42 barragens no país, incluindo a de Usina de Carioca, perto de Pará de Minas, onde mais de cem mil pessoas foram alertadas. Em Ouro Preto, lugar famoso por sua herança histórica, um deslizamento de terra e lama varreu um edifício neocolonial do século XIX, o primeiro da cidade, felizmente sem causar feridos. Segundo o último relatório da Defesa Civil, Minas tem atualmente 374 cidades em estado de emergência e 30,5 mil pessoas desabrigadas.

Arquidiocese de Mariana

Diante dessa situação, a Arquidiocese de Mariana está promovendo a campanha “Óbulo da viúva”. Além das coletas de alimentos, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e outros materiais de necessidades básicas, que podem ser entregues nas secretarias paroquiais, a campanha “Óbolo da viúva” estará recebendo doações em dinheiro via depósito ou transferência bancária. Saiba mais sobre a iniciativa aqui

Dados para doação:

Arquidiocese de Mariana

CNPJ: 16.855.611/0001-51

Banco do Brasil – 001

Agência: 2279-9 

Conta Corrente: 18.564-7

Texto: Raimundo de Lima/Benedetta Capelli – Vatican News adaptado

Imagem: Vatican Media

Veja também: 

Última edição do informativo “Nos passos de Dom Viçoso” aborda sua caminhada de fé

Mensagem de Dom Airton para o início do ano de 2022 e sobre as consequências das fortes chuvas

Arquidiocese de Mariana promove campanha em prol das pessoas atingidas pelas chuvas

Agenda