sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

06 de maio de 2024 Igreja no Mundo

Ao final do Regina Caeli deste domingo, 5 de maio, o Papa Francisco manifestou sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul com essas palavras:

“Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.”

Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, atualizados às 9h desta segunda-feira, 6 de maio, são 83 mortes, quatro óbitos em investigação e 111 pessoas desaparecidas. Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.

Ao Vatican News, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, assim se manifestou:

“A situação realmente é caótica. Temos várias vilas, bairros completamente debaixo d’água. A cidade de Eldorado do Sul praticamente toda debaixo d água. Em Canoas, nós tivemos essa noite que evacuar mais de cinquenta mil pessoas. O Exército, a Defesa Civil, o pessoal das nossas comunidades, gente de fora do Estado, enfim, é muita gente colaborando. Ainda existe muita gente em cima de telhado de casas, até mesmo árvores, esperando por socorro. Parece que o Guaíba parou de subir agora. No entanto, ele vai permanecer por vários dias com nível alto. Vários bairros da cidade de Porto Alegre também estão debaixo d’água. O nosso centro administrativo também foi tomado pela água.  Enfim, várias igrejas… é realmente uma situação jamais vista não só aqui na nossa região, mas em todo o Estado.”

Campanha em favor das vítimas das chuvas

O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou uma campanha para socorrer os diversos municípios atingidos. Quem desejar contribuir pode fazer um Pix para a CNBB Regional Sul 3: 33685686001041 (CNPJ). Em nota, o Regional chama a atenção que os temporais que atingem o Rio Grande do Sul têm causado grande provação para a população. Saiba mais aqui

“Constatam-se mortes, desabrigados, ilhados, pontes caídas, estradas bloqueadas, destruição de casas e de construções. Parte da população está sem energia elétrica e com o abastecimento de água comprometido. A crise climática tem causado grande instabilidade e insegurança em todo nosso Estado. O momento é mais crítico do que no ano passado. Muitos estão cansados por suportarem pela terceira vez a força das águas. Precisamos reconstruir muito e, sobretudo, a esperança”, diz um trecho do documento. Nota sobre as chuvas CNBB Sul 3

Veja o pronunciamento do Papa:

Texto: Com informações do Vatican News, CNBB e Agência Brasil
Foto: (VATICAN MEDIA Divisione Foto)