sábado

, 13 de abril de 2024

Papa realiza encontro com crianças de várias partes do mundo; delegação brasileira também está presente

06 de novembro de 2023 Igreja no Mundo

O Papa Francisco realizou um encontro nessa segunda-feira, 6 de novembro, na Sala Paulo VI, no Vaticano, com mais de 7.500 crianças dos mais variados países do mundo. Dentre elas, se destaca uma delegação brasileira representada por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará.

Na companhia do frei Antônio, três crianças, entre 7 e 8 anos, viajaram cerca de 552 km para chegar à cidade de Manaus (AM) e de lá partirem para Roma. Da favela do Rio de Janeiro, quatro adultos e oito crianças e um grupo de crianças de Belo Horizonte (MG). Todos eles obtiveram, pela primeira vez, a carteira de identidade e um passaporte.

Um presépio com traços indígenas foi oferecido ao Papa Francisco pelas crianças da Amazônia. O presépio foi preparado por artesãos de Icoaraci, em Belém, no Pará, com argila (barro) dos rios amazônicos.

Para a secretária executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), irmã Irene Lopes, “após o Sínodo da Sinodalidade, o fato de o Papa estar realizando um encontro dessa magnitude evidencia o compromisso da Igreja em ouvir e se unir ao povo, especialmente dando voz a grupos que antes não eram ouvidos e tem muito a compartilhar conosco como no Sínodo para a Amazonia e agora neste encontro com as crianças”, disse.

“As crianças nos ensinam a clareza das relações e o acolhimento espontâneo de quem é forasteiro e o respeito por toda a Criação”, disse Francisco, ao afirmar que o objetivo do encontro “é manifestar o sonho de todos de voltar a ter sentimentos puros como as crianças, porque o Reino de Deus pertence a quem é como criança”.

Ao se dirigir a elas, o Papa enfatizou que a presença delas “e um sinal que vai direto ao coração dos adultos, a voz da inocência que nos interroga e nos faz pensar e que nos obriga a nos questionarmos, o que estamos fazendo com o nosso mundo, com o nosso planeta, com a nossa sociedade, que futuro estamos preparando”.

Após momentos de animação e brincadeiras na Sala Paulo VI, o Papa Francisco se dirigiu ao local para responder às perguntas das crianças. O diálogo trouxe a tona o tema do cuidado com o planeta, estratégias para se viver em paz e a valorização da vida, perdão e amizade.

Assista ao encontro:

Texto e imagem: Rosa Martins – Cidade do Vaticano – Vatican News

Agenda