Entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 01 de janeiro de 2025, uma das paróquias mais antigas de nossa Arquidiocese, Paróquia Bom Jesus do Monte, em Furquim (distrito de Mariana – MG), celebrou a novena e festa do seu padroeiro o Senhor Bom Jesus.
Inspirados pelo tema do Ano Santo de 2025, “Peregrinos de Esperança”, os fiéis dessa paróquia reviveram uma devoção que perpassa os séculos e faz parte do grande patrimônio de fé, religiosidade e cultura das terras mineiras. Na ocasião, também foi reaberta a Igreja Matriz que estava fechada há pouco mais de 2 anos para a realização de obras de restauro estrutural.
No dia 23 de dezembro, uma pequena carreata acolheu pelas ruas do distrito a imagem do padroeiro, o Bom Jesus do Monte, que retornou à sua Matriz após o período das obras de restauração. Todos os dias, diversos momentos de oração e celebração, com a participação de várias comunidades e sacerdotes de nossa arquidiocese, fizeram parte das programações dos festejos.
No dia 27 de dezembro, a celebração da missa e da novena contou com a participação do Coral Dom Oscar de Oliveira, de Ouro Preto (MG).
No grande dia festivo, dia 01 de janeiro, houve duas celebrações: pela manhã, com a participação das crianças da Catequese paroquial, e à tarde, a missa festiva, após a qual, a imagem do Senhor Bom Jesus do Monte percorreu as ruas do distrito em sua tradicional procissão, acompanhada de inúmeros fiéis.
A devoção ao Bom Jesus do Monte
A Paróquia do Bom Jesus do Monte de Furquim foi criada por volta do ano de 1706, ainda pelo Bispo do Rio de Janeiro, diocese da qual fazia parte nossa região antes da criação da Diocese de Mariana, em 1745.
A Igreja Matriz do Bom Jesus do Monte foi construída entre os anos de 1745 e 1755, em substituição a uma capela primitiva. A devoção ao Bom Jesus do Monte faz referência ao Santuário de mesmo nome que existe na cidade de Braga, em Portugal, de onde vieram grande parte dos colonizadores de nossa região. Nesse Santuário se venera a imagem do Cristo Crucificado.
Segundo relatos orais, em Furquim, a devoção ao Crucificado deu lugar ao Deus Menino quando, por causa de uma epidemia que assolava a região, os moradores fizeram uma novena ao Menino Deus, por ser tempo do Natal, e sendo debelado tão grande mal, introduziram a imagem do Menino Deus na Igreja Matriz e, a partir daí, começaram a venerá-lo como patrono do lugarejo. Assim, a imagem do Bom Jesus do Monte venerada em Furquim, se trata do Menino Deus, representado com uma cruz em uma das mãos e com a outra em posição de bênção. Curiosamente a imagem sempre traz vestes que são doadas pelos fiéis, como sinal de devoção e acompanham as cores litúrgicas.
O hino ao Bom Jesus do Monte entoado pelos fiéis em Furquim tem letra de Dom Oscar de Oliveira e melodia composta por Ir. Antonieta Costa; Pe. Francisco Xavier Gomes e Côn. Joaquim Quintão de Oliveira.
Neste ano de 2024/2025 foi retomada a tradição de se realizar a novena ao Bom Jesus, visto que durante os últimos anos era realizado apenas o tríduo. Para essa novena foi recuperado e utilizado, com algumas adaptações, o tradicional texto da Novena ao Menino Deus, que tradicionalmente era rezada na Igreja Catedral de Mariana e remonta ao período de Dom Viçoso.
Texto: Padre Leandro Ferreira Neves
Fotos: Pascom paroquial e Christian Dias
Veja mais fotos: