domingo

, 14 de agosto de 2022

Paróquia celebra os 10 anos da Dedicação do Santuário de São Judas Tadeu em Conselheiro Lafaiete

09 de novembro de 2020 Arquidiocese

A Paróquia São Judas Tadeu, na cidade de Conselheiro Lafaiete, celebrou no domingo, 08 de novembro, os 10 anos da Dedicação de sua igreja matriz, bem como da concessão pelo então arcebispo de Mariana, hoje emérito, Dom Geraldo Lyrio Rocha, do título e da dignidade de Santuário Arquidiocesano à mesma igreja.

A celebração solene aconteceu obedecendo aos protocolos sanitários da Arquidiocese e das autoridades públicas, com número de reduzido de fiéis, mas em clima de grande alegria.

Em sua homilia o pároco, padre Marco Túlio da Paz, lembrou a importância deste “lugar sagrado”, para todos os que acorrem a ele, buscando a intercessão do Apóstolo São Judas Tadeu e dispostos a fazer a vontade de Deus, lembrando que cada pessoa também se tornar templo e santuário de Deus a partir do seu Batismo.

Como em todos os anos nesta data, foi entoado o canto solene do “Te Deum”, exaltando a bondade do Senhor e agradecendo a Ele seus infinitos dons, especialmente a construção e dedicação do Santuário de São Judas Tadeu, onde tantas graças se derramam pela misericórdia divina sobre os fiéis.

A igreja de São Judas Tadeu, construída no bairro de mesmo nome, em Conselheiro Lafaiete, teve sua construção iniciada em 1998, como comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, quando nela exercia seu paroquiato o Cônego Luiz Carneiro. Em 2007, já em fase final de acabamentos, tornou-se reitoria, sendo o padre Valter Monteiro da Paixão o seu primeiro reitor. Em novembro de 2010, Dom Geraldo Lyrio Rocha presidiu a Missa solene da Dedicação da Igreja e do Altar, sob o qual foram encerradas as sagradas relíquias dos mártires São Pio e Santa Vitória e do presbítero e fundador São Domingos de Gusmão.

Na mesa celebração, Dom Geraldo conferiu à igreja o título de Santuário Arquidiocesano, em vista das grandes peregrinações de fiéis, devotos de São Judas Tadeu, que acontecem especialmente no dia 28 de cada mês, novena perpetua do Padroeiro, e no período de sua novena solene, transformada em jubileu a partir de 2015, anualmente de 19 a 28 de outubro.

A Paróquia, no entanto, foi criada três anos após a dedicação da Igreja, em 28 de outubro de 2013, tendo como seu primeiro e atual pároco o padre Marco Túlio da Paz.

(Texto e foto: Pascom paroquial)

Agenda