domingo

, 19 de maio de 2024

Paróquia Cristo Rei acolhe 15° Encontro dos Grupos de Reflexão da Região Mariana Norte

23 de setembro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto (MG), acolheu no último dia 18 de setembro o 15° Encontro dos Grupos de Reflexão da Região Mariana Norte: um momento de partilha e fortalecimento da caminhada dos grupos.

A integrante do Grupo de Reflexão da Paróquia de Cristo Rei, Andreza, contou que a realização do evento no local era um desejo antigo e esperado por todos. “Quando foi decidido que ele seria realizado aqui, em nossa comunidade, foi um misto de alegria e de medo. Alegria porque era esse o nosso desejo, medo porque estamos ainda na retomada das nossas atividades após quase dois anos de restrições provocadas pela pandemia”, disse.

Segundo ela, no início, houve uma certa apreensão por parte dos envolvidos na organização do encontro, mas que com o empenho, dedicação e proatividade da equipe foi possível realizar um encontro que superasse as suas expectativas. “O Diácono Fábio Freitas, como sempre, nos apoiou incondicionalmente. Ele com seu jeito simples, discreto, mas ativo, nos liderou e nos ajudou a concretizar esse sonho. Tivemos a participação de diversas outras comunidades e cada um contribuiu com o que pode”, comentou Andreza.

O evento

O 15º Encontro Regional dos Grupos de Reflexão teve início com um café compartilhado, quando cada participante levou uma quitanda como bolo, pães e biscoitos para ser partilhado. “Foi um momento de acolhida e de revermos nossos amigos, irmãos de caminhada”, destacou Andreza. 

Logo após, O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, Padre Edmar José da Silva, ministrou a palestra “Evangelização e os quatros pilares”. Com seu jeito espontâneo e extremamente didático, o sacerdote explicou aos presentes e exemplificou cada um dos quatros pilares que sustentam a evangelização: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. “Ele nos mostrou como esses pilares se correlacionam e como é importante para a efetivação da evangelização que eles todos estejam presentes em nossas ações enquanto Igreja Missionária. Segundo ele, a realização de algum deles de forma isolada não configurará na Evangelização propriamente dita”, recordou Andreza.

O momento principal do encontro foi a Celebração Eucarística pelo Pároco de Cristo Rei, Padre Magno Murta, e com a colaboração do Diácono Fábio Freitas. “Foi uma celebração muito bonita, em clima de ação de graças por estarmos ali, naquele momento recebendo a Sagrada Comunhão juntos com nossos irmãos de caminhada. Esse momento serviu para nos dar ânimo e força para perseverarmos na fé e não desistirmos mesmo diante de tantos obstáculos”, afirmou Andreza.

Ao final da Santa Missa, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, que estava de passagem por Ouro Preto, esteve no encontro e motivou os presentes a permanecer firmes na caminhada. 

“O que podemos afirmar é que esse encontro nos proporcionou momentos de profunda reflexão de nossas ações enquanto missionários e que as dificuldades também são partilhadas por outros grupos. Por isso, quando nos encontramos e ouvimos e relatamos nossas experiências enquanto Igreja trocamos vivências que tendem a nos ajudar. Queremos ressaltar também a importância do apoio dos Padres e Diáconos às nossas ações. Foi muito bom ter as presenças do Diácono Fábio, do Padre Magno, do Padre Edmar, do Padre José Geraldo, Padre Armando não pode estar presente, mas nos ajudou na organização e do Padre Adilson. Isso comprova que estamos no caminho certo”, enfatizou Andreza.

A Pastoral da Comunicação da Paróquia Cristo Rei também preparou um vídeo especial sobre o encontro. Confira:

Texto: Com informações e colaboração de Andreza – Paróquia Cristo Rei

Fotos: Pascom da Paróquia Cristo Rei, Ouro Preto

Agenda