sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Paróquia de Coimbra incentiva a devoção a Santa Cruz

04 de maio de 2020 Arquidiocese

Na Paróquia São Sebastião, em Coimbra, na Região Leste, existe a devoção de celebrar, no dia 03 de maio, a devoção a Santa Cruz aos pés do cruzeiro existente na comunidade de Nossa Senhora das Graças. Neste ano, a celebração foi diferente, mas com a mesma fé dos anos anteriores.

“Devido à impossibilidade de ir ao cruzeiro, a equipe de liturgia juntamente com a coordenação da comunidade tiveram a ideia de incentivar a devoção. Divulgamos com antecedência para as famílias enfeitarem suas cruzes, para que os pais fizessem esta ornamentação junto com seus filhos e participassem conosco da missa do dia 03 através da rádio ou página do facebook. Na celebração eu abençoei as cruzes. Logo depois colocamos nossas cruzes no local de costume e renovamos nossa devoção ao madeiro onde o Cristo pendeu redimindo nossos pecados e nos trazendo a salvação”, explicou o pároco, padre Lindomar Bragança.

Segundo padre Lindomar essa é uma tradição de muitos anos, onde os sacerdotes que já passaram pela paróquia subiam o morro do cruzeiro neste dia de santa cruz. “O povo enfeita a cruz, e logo depois vivemos a missa e, ao término um leilão em prol da comunidade. Também o povo tem o costume de enfeitar a cruz e colocá-la em suas casas”, lembrou padre Lindomar Bragança.

Agenda