quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Paróquia de Conselheiro Lafaiete celebra Dia Nacional dos Surdos com missa interpretada em Libras

02 de outubro de 2019 Arquidiocese

A Paróquia São Sebastião, de Conselheiro Lafaiete, celebrou o Dia Nacional dos Surdos, no último dia 26 de setembro, com uma missa que reuniu a comunidade surda e os estudantes de Libras do curso promovido pela própria paróquia.

“Vários surdos da cidade estiveram presentes e os alunos do curso de Libras, que acontece na paróquia nas segundas-feiras, interpretaram a celebração em sinais para eles. Os surdos puderam compreender a liturgia do dia e entender o Evangelho de forma clara e objetiva”, relata Pedro Costa, um dos alunos do curso.

Ao final da celebração, os alunos também fizeram a interpretação de uma música em homenagem a comunidade.

Curso de Libras

Quatro turmas, sendo duas do nível básico e duas do nível intermediário, foram formadas pelo curso oferecido pela Paróquia. Este ano, 22 pessoas participam das aulas, iniciadas em março, com previsão de término para novembro deste ano. Já há expectativa para mais uma turma no ano que vem, os interessados poderão fazer as inscrições na secretaria da paróquia, no início de 2020.

Pedro relata que o curso foi um pedido da própria comunidade surda. Outra aluna, Aline Conceição da Silva Leal Morais, revela que poder ajudar de alguma forma o próximo é o que mais a motiva a participar. Ela também tem o desejo de ajudar na interpretação da missa para essa comunidade.

“Em datas fixas, ainda não há a celebração toda interpretada em Libras, porém é um desejo que já está sendo estudado. Muitos surdos frequentam quando acontece”, diz Pedro.

O professor do curso, Alexsandro Carlos Martins Aladim, reforça que o curso é importante para que mais pessoas conheçam a Língua Brasileira de Sinais e, assim, promovam a acessibilidade das pessoas surdas.

 

Agenda