sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Paróquia de Fátima, em Viçosa, realizou celebrações da Primeira Eucaristia

07 de maio de 2021 Arquidiocese

Ao longo do mês de abril e na última segunda-feira, 3 de maio, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, realizou as celebrações de Primeira Eucaristia. As crianças que receberam o Sacramento estavam no itinerário catequético desde 2019, quando ingressaram na etapa “Vinde a Mim IV: Acolhendo Jesus”, e contaram com o apoio remoto dos catequistas durante a preparação.

Das dez comunidades que pertencem à paróquia, sete delas conseguiram envolver os pais na Catequese, a fim de dar mais esse importante passo em direção a iniciação cristã das crianças. De acordo com a coordenadora paroquial da Dimensão Catequética, Helena Aparecida Martins de Oliveira, ainda que não pudessem estar em plena consonância com o Corpo e Sangue de Cristo e conviver com a comunidade por causa da pandemia, as crianças expressaram o profundo desejo de estarem mais próximas do Ressuscitado.

“Os catequistas foram peça fundamental nesse processo de despertar nos pequenos a ‘chama da fé’ e de inspirá-los a cultivarem a oração cotidiana”, afirmou a coordenadora. Segundo Helena, os catequistas se reinventaram e desenvolveram “metodologias de proximidade” para os tempos pandêmicos: adaptaram as temáticas do Programa de Catequese “Vinde a Mim” da Arquidiocese de Mariana para serem desenvolvidas na modalidade on-line, criaram vínculos com as famílias dos catequizandos, produziram materiais e os enviaram às casas das crianças, gravaram vídeos e os transmitiram pelas redes sociais e mantiveram o diálogo por meio dos grupos de WhatsApp.

Os Sacramentos da Reconciliação e da Primeira Eucaristia foram presididos pelo pároco local, Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Devido à pandemia, as celebrações foram realizadas com a presença restrita do público: somente os pais dos catequizandos, a equipe de celebração e o Diácono permanente Délio Duarte, que acompanhou e auxiliou durante a sacramentos, participaram.

Ainda, a comunidade eclesial e as famílias das crianças puderam acompanhar as celebrações através das transmissões efetuadas pela Pastoral da Comunicação (Pascom) nas redes sociais da paróquia.

Texto: Helena Aparecida Martins de Oliveira – Coordenadora da Dimensão Catequética na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Fotos: Ailton Adriano

Agenda