sábado

, 25 de maio de 2024

Paróquia de Matipó realiza ação sobre inclusão às pessoas autistas

16 de maio de 2024 Arquidiocese

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é dedicado a conscientização sobre o autismo. Encerrando o abril azul, a Paróquia São João Batista, em Matipó (MG), realizou no dia 28 de abril uma ação de inclusão das pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o coração voltado para o acolhimento das pessoas autistas e seus familiares, dois bancos da Igreja Matriz foram reservados para esses fiéis. Os assentos estão localizados próximos à porta principal, com o intuito de ficarem mais distantes de muito barulho de muitas pessoas e do Ministério da Música.

“Acreditamos que inclusos todos são, em qualquer instituição ou local que estejam inseridos, mas nem sempre são acolhidos com suas limitações e com amor”, disse a paroquiana Rosa Aparecida de Souza.

Bancos reservados para os fiéis com autismo e seus familiares.

Além disso, foram feitos convites nas missas e para os grupos de mães para participarem da Santa Missa. Na oportunidade, uma mãe, representando as demais, deu o seu testemunho e explicou para a assembleia um pouco sobre o transtorno. Ao final da celebração, foram distribuídos lápis adesivados com a frase “Eu tenho um amigo autista”.

À ocasião, o Pároco, Padre José Antônio de Oliveira, também falou sobre o autismo e reforçou aos presentes que é preciso acolher com amor a todos.

“Acredito que as igrejas poderiam abraçar essa ideia para ajudar de alguma forma essas famílias”, sugeriu Rosa.

Texto e foto: Rosa Aparecida de Souza